5 mitos sobre o Conselho Tutelar


Esse é um artigo daquela série de coisas que aprendi no meu trabalho enquanto psicólogo. Muita gente cria verdadeiros mitos sobre o Conselho Tutelar, acho que esse texto pode servir pra elucidar algumas dúvidas:

1. CONSELHO TUTELAR NÃO É POLÍCIA DE CRIANÇA.


Na verdade, este órgão foi criado proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. O Conselho só entra em ação quando estes direitos são violados, mas é importante lembrar-mos que a garantia de direitos e o bem-estar da criança e do adolescente é, primeiramente, responsabilidade dos pais ou da instituição na qual a mesma se encontra como, por exemplo, um abrigo ou uma escola.

MAS E QUANDO UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE VIOLA A LEI?
Neste caso, o Conselho Tutelar só é acionado quando os responsáveis não são encontrados, sendo que encontra-los é, segundo o ECA, obrigação da polícia.
Quando um adolescente comete um ato infracional, se deve chamar a polícia e fazer o boletim de ocorrência e tudo mais.

E NUMA EMERGÊNCIA?

Se uma criança ou adolescente está em perigo, deve-se acionar os bombeiros, a saúde pública ou semelhantes. A única diferença do atendimento de uma emergência envolvendo crianças e adolescentes que é que:
  1. crianças e adolescentes têm prioridade de atendimento e; 
  2. os pais serão conduzidos junto com ele, 
pois como eu disse antes, se os mesmos não forem encontrados, aí sim, o conselho será acionado para acompanhar essa criança/ adolescente.

2. O CONSELHO TUTELAR NÃO RESOLVE QUESTÕES DE GUARDA.


A separação é um momento doloroso não só para o casal, mas para toda a família. No entanto, muitas vezes o conflito do ex-casal acaba sendo transferido para a disputa de guarda. Ao contrário do que se pensa, o conselho tutelar não decide isso.

Disputas de guarda são decididas judicialmente, e nesses casos é preciso procurar a Defensoria Pública ou um advogado particular. O Conselho só tira a criança dos pais quando ela está em risco na companhia dos mesmos!

Muitas vezes os pais procuram o conselho para denunciar o ex-cônjuge como uma forma de vingança pela separação e acabam enchendo o conselho com denuncias que muitas vezes são falsas ou infundadas.

Isso prejudica o trabalho da instituição, afinal de contas TODAS as denúncias são averiguadas e ás vezes o Conselheiro pode acabar dando atenção a um conflito de casal enquanto uma denuncia realmente grave aguarda para ser acompanhada.

3. O CONSELHO TUTELAR NÃO QUER TE "ENSINAR" A COMO CRIAR O SEU FILHO.


Quem já trabalhou em conselho já ouviu isso: "se eu não posso educar meu filho, vou entregar ele pro Conselho Tutelar".

Primeiro é importante lembrar que, como eu já disse antes, os pais têm TODA a responsabilidade sobre seus filhos. O máximo que o conselho pode fazer, como também já foi dito, é orientar, e num caso de emergência, proteger a criança retirando-a de um local onde seus direitos estejam sendo violados, mesmo que este local seja a casa dos seus próprios pais.

O problema é que, muitos dos pais de hoje em dia foram criados numa época em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda não existia e eles próprios não foram protegidos.

Muita gente foi criada na base do grito e da pancada e se tornaram pessoas de bem (ou não!) e por isso acreditam que essa é a única forma de criar os filhos.

O Conselheiro não sabe qual é a melhor forma de criar uma criança, nem mesmo os psicólogos sabem ao certo. E nem mesmo a melhor das criações garante que um adulto de bem será gerado.
O ser humano é uma criatura influenciada por aspectos biológicos, sociais e psíquicos, ou seja, é uma grande quantidade de variáveis para se tentar controlar.
A questão é que hoje em dia muitos pais estão mais fragilizados pois há ainda mais influências externas na criação de uma criança do que havia antes da TV, da Internet, das Creches Particulares, dos Sistemas de Ensino Modernos... O mundo está mudando rápido demais e é compreensível que algumas pessoas se sintam inseguras ou perdidas.

Mas isso não significa que cometer um crime, ou seja, agredir uma criança física ou psicologicamente seja a única forma de se educar um filho. E quando crimes como este são cometidos contra crianças e adolescentes, aí sim, o conselho entra em ação como órgão de proteção e encaminhamento!

4. O CONSELHO TUTELAR FAZ SIM MUITA COISA!


Também se escuta muito: "conselho tutelar não faz nada". O problema é que quem diz isso geralmente não entende quais são as atribuições do conselho.

Os responsáveis pela criança e o adolescente são os pais!

Se um menor apresenta mau comportamento na escola ou em casa, isso é sim responsabilidade deles. O conselho faz um trabalho de orientação e encaminhamento quando pais que estão com problemas com os filhos e procuram a instituição.

Alguns Conselhos possuem equipe técnica formada de assistentes sociais e psicólogos. Eles ajudam os conselheiros a orientar esses pais e a encaminhá-los para á rede do Sistema de Garantia de Direitos onde essas famílias poderão ser acolhidas.

No entanto, a apesar do Conselho oferecer ajuda a responsabilidade sobre a criação ou o comportamento dos filhos é dos pais!

Por não ter essa informação, muitas vezes as pessoas acabam dizendo por aí que "o conselho tutelar não faz nada" quando denunciam uma criança ou adolescente que causa problemas na escola, na vizinhança ou até mesmo em casa.

O conselho tem sim o dever de orientar e ajudar os pais a proteger a criança, pois em muitos casos essa criança ou adolescente pode estar em risco. Mas a intervenção será feita no sentido de PROTEGER e não de punir!

5. O CONSELHO TUTELAR ESTÁ DO LADO DOS PAIS!


A não ser que os pais estejam colocando a criança em risco, o conselho tutelar procura estar sempre do lado dos pais. Isso porque quem tem mais poder para proteger os filhos do que os pais dela que estão ao seu lado 24h por dia?

Muita gente pensa também que o Conselho está aí pra passar a mão na cabeça de criança bagunceira, mas apesar de o órgão ter por principal função de garantir os direitos da criança e do adolescente, ele procura auxiliar os pais para que estes tenham estrutura material e psicológica para proteger e criar seus filhos da melhor maneira possível.

Um dos deveres do conselheiro tutelar é garantir acesso a serviços como:
  • Atendimento na área da saúde.
  • Acompanhamento em instituições de assistência social.
  • Cobrar do governo direitos como: estar matriculado numa escola ou o recebimento de benefícios.
Dentre muitos, muitos outros!

Além disso, o Conselho Tutelar só separa a criança de seus pais em casos de emergência, como agressão física, psicológica e outros casos. Mas lembrando sempre que separar uma criança de sua família é a última instância, a medida mais drástica que um conselheiro pode tomar e mesmo assim ele precisa se reportar ao judiciário antes de fazer isso!

CONCLUSÃO:

Espero ter liquidado muitos mitos que se têm sobre o conselho tutelar, mas em resumo nem os pais nem as crianças/ adolescentes precisam ter medo do conselho. Qualquer dúvida, procure o conselho da sua cidade!

Aliás, leia esta entrevista que eu dei para o Diário do Vale falando um pouco do trabalho do Conselho:

Comentários

  1. Só de alguém que se envolve com o conselho tutelar ter tido tempo de responder a estas questões isto quer dizer que ele está sendo inoperante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plausível sua resposta! Faço das suas palavras as minhas.

      Excluir
    2. Oi Luciano, só pra constar escrevi esse artigo no tempo livre. E vou te dizer que os conselheiros chegam a fazer jornadas de até 65h semanais por conta dos plantões. Acredito que você deve ter achado que pela qualidade do texto ele demorou muito pra ser escrito, mas foi pouco tempo que tive na minha hora de folga mesmo. Obrigado por comentar!

      Excluir
    3. Nota: eu não sou (nem fui) conselheiro não, tá gente?

      Excluir
  2. O CONSELHO TUTELAR É UMA MAFIA "LEGALIZADA" PARA TIRAR FILHOS DE SEUS PAI E VENDE-LOS PARA TERCEIROS. http://www.revistaforum.com.br/2012/02/08/familias_querem_seus_filhos_de_volta/

    ResponderExcluir
  3. Olha mais um mito do Conselho tutelar que você não descreveu aqui na sua postagem.

    http://ppavesi.blogspot.com.br/2015/09/conselho-tutelar-de-palhoca-e-o.html

    ResponderExcluir
  4. Mais um mito do conselho tutelar.

    http://acritica.uol.com.br/manaus/EXCLUSIVO-Pai-denuncia-trafico-Amazonas_0_1291070888.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelfany, tudo bem? Primeiramente obrigado por ler e expor sua opinião sobre o meu texto. Primeiro gostaria de dizer que o que escrevi ali foi baseado na lei e no meu trabalho enquanto assessor técnico de um conselho tutelar. Estamos falando aqui da regra, e (assim espero) os casos que você expõe aí são exceções sobre os quais eu não tenho autoridade para falar. Mas foi legal você ter compartilhado essa triste informação. Já ouvi falar de casos semelhantes, mas não na minha região. Meu intuito foi trazer informação para o povo até para que ele saiba quais são as funções reais do conselho e assim exigir seus direitos corretamente. obrigado!

      Excluir
  5. Gostaria de saber,se faz separação, tbm?

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho 16 Anos Repeti 3x na escola estou no 9°ano Ensino Fundamental eu vou ficar sem ir a escola até agosto dia 31 que é meu aniversário aí já volto pra escola e faço EJA pra passar porque passei por muitos problemas de sono e psiquiátricos fora fui muito oprimido dentro da escola e resolvi não ir desde 01/08/16 não fui mais volto só com 17 e vi que se eu não for posso ter problemas sérios isso é verdade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso é melhor procurar pessoalmente o conselho tutelar da sua cidade com seus responsáveis pra se informar melhor. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. Tiago. mas como o conselho tutelar por exemplo dá credibilidade ás denuncias anônimas? já que na maioria delas são falsas. ou seja :sou denunciada, passei por uma situação vexatoria, estressante, tive que ir lá no conselho, passei por injurias e coisas mais e focou por isso mesmo. talvez quem me denunciou fez só porque nao vai com a minha cara(por ex)e (tem isso mesmo)isso cabe um processo. nesse caso ja que o Conselho acatou a denuncia anomima entao eu vou processar é o conselho. certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane. Primeirmente obrigado pelo comentário.
      Infelizmente todas as denuncias PRECISAM ser investigadas. Não sei qual a situação pela qual você passou durante este processo, mas quem decide sobre a continuação do acompanhamento do caso é o colegiado dos conselheiros. Mas Sugiro que você procure uma orientação jurídica para sanar de forma melhor qualificada sua dúvida.

      Excluir
  8. valeu Tiago. você é muito prestativo e profissional! obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Conselho Tutelar é um perigo para as familias de bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilo, obrigado por comentar. Mas uma pena que você pensa assim.

      Excluir
  10. O conselho pode tomar a quarda da criança mesmo depois savendi que tudo q foi alegado era mentira ? Porque meus filhos mentiram e eles agora esta com o pai e o pai não o cuida bem deles .
    O conselho descobriu que foi tudo uma mentira mas não me ajuda para ter meus filhos de volta o q eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamily. Obrigado por comentar. Primeiramente devo dizer que você precisa é de um advogado. Na verdade o conselho tutelar não tira guarda dos pais, quem faz isso é o Juiz da Vara de Família. Se você não tiver condições de arcar com os custos de um advogado, procure a defensoria pública que é um advogado gratuito oferecido pelo governo. Espero ter ajudado e boa sorte.

      Excluir
  11. Bom dia Tiago,
    Tive uma discussão com meu filho de dez anos e acabei puxando pela camisa, no calor da discussão essa ação fez com que seu pescoço ficasse marcado resumindo a diretora da escola me denunciou ao Conselho Tutelar fez boletim na polícia civil e o conselheiro aplicou medida protetiva meu filho está com o padrinho ja se passaram um mês a criança já manifestou que quer retornar pra casa na entrevista que teve com o conselheiro na semana seguinte e o mesmo não me da informação de como eu tenho que proceder, inclusive a professora do meu filho informou que ele caiu de rendimento na escola, como proceder me da uma direção .
    Obrigado
    Gilson Nei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilson.

      Situação complicada a sua. Sinto muito por você.

      Infelizmente a esta altura do processo, se seus filhos já foram afastados da sua convivência é porque a coisa toda já se tornou judicial. Portanto você precisa de aconselhamento jurídico. Sugiro que procure um defensor público ou um advogado de sua confiança.

      Espero que tudo dê certo.

      Excluir
  12. Tenho uma entiada super problemática, a gente sempre senta p conversar e dar conselhos junto ao pai dela mas não está resolvendo mais os diálogos! Oq fazer? O conselho tutelar pode me ajudar? Como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Primeiramente obrigado por comentar.

      Uma das atribuições do Conselho é a orientação dos pais e adolescentes. Mas talvez seja interessante um atendimento psicologico.

      Espero que tudo de certo.

      Excluir
  13. Gostaria de saber se um conselheiro pode levar uma criança de uma cidade para a outra sem ouvir o responsável primeiro,SÓ porq a criança quiz?pode me responder por favor.
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jadna. Primeiramente obrigado por comentar.

      As ações do Conselho passam juizado da infância e juventude. Talvez você deva procurar também o ministério público para saber mais sobre o que aconteceu.

      Boa sorte

      Excluir
  14. Ola.. tenho um filho de 7 aninhos e ele morre de medo do conselho tutelar.. meu ex marido fez denuncias falsas a meu respeito, e desde então eles seguem meus passos e do meu menino vem na minha casa, no trabalho, na escola e fazem ameaças de tirar a guarda dele d mim, lembrando q as fazem na frente do menino.. confesso q tbm tenho medo pois meu pequeno é tdo q tenho... q eu faço..podes me ajudar.. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado por comentar!

      Realmente, essa fama do conselho é muito complicada. Mas isso se deve também em parte a alguns conselheiros que, na tentativa de ajudar uma família a lidar com seus filhos, acabam fazendo certas orientações sobre o que pode acontecer se elas não obedecerem os pais.

      Mas é claro que também tem a parte dos pais que se apoiam nesse "conselho tutelar bicho-papão" para ameaçar os filhos e mantê-los na linha.

      A grande verdade é que tanto os pais quanto os conselheiros só querem os bem das crianças e adolescentes.

      Mas como psicólogo eu tenho que dizer que essa estratégia não costuma funcionar por muito tempo. Principalmente com adolescentes. =)

      Excluir
  15. Bom Dia Tiago.
    Em primeiro lugar obrigada por dedicar seu tempo a tirar nossas dúvidas ^^
    A avó paterna de minha filha a levou para viajar para um lugar que não tenho o endereço, diz que vai devolver quando quiser e estou desesperada.
    Liguei na polícia, fui até a delegacia e em todo lugar me dizem que nada pode ser feito.
    Não é sequestro, não é rapto. Agora me dissseram que o conselho também não resolve isso.
    Se a polícia não resolve, o conselho não resolve. Vc saabe me dizer o que devo fazer para ter minha filha de volta rápido? E mais ainda, o que devo fazer para manter distante a família paterna de meus filhos.
    Aguardo resposta. E agradeço desde já.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thays. Obrigado por comentar e é um prazer saber que estou ajudando alguém.

      Bom, caso complicado o seu. Primeiramente eu vou ter que presumir que você tem a guarda da sua filha, senão, de fato, sem acionar o judiciário nada pode ser feito.

      Então, acreditando que você tem a guarda dela eu vou te orientar a procurar a polícia ou o conselho tutelar da cidade onde a sua filha está. O conselho não faz busca de crianças, mas ele pode te orientar melhor a como solicitar a ajuda da polícia ou até mesmo do Ministério Público.

      Se você não tiver condições de acionar o conselho da cidade onde ela está, peça para o pessoal do conselho da SUA cidade entrar em contato com o conselho de lá.

      O conselho tutelar assim como os tribunais de justiça, delegacias e etc possuem área de atuação definida, ou seja, nem a delegacia nem o conselho da sua cidade podem ir a outra cidade fazer qualquer coisa.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Olá Tiago, tudo bem?
    Hoje passei por uma situação com um grupo de adolescentes e gostaria de descrevê-la para ter uma opinião sua de como devo proceder nesses casos.
    Estava eu indo almoçar quando, de repente, do outro lado da rua onde eu estava, sem qualquer motivo, um grupo de 4 adolescentes começou a insinuar chacotas para com a minha pessoa. Estava claro que essas eram direcionadas para mim, pois não havia mais ninguém na rua por perto naquele momento. Não que eu tenha ficado ofendido com suas chacotas, mas era nítida a intenção deles em me ofender. Na verdade, eu fiquei foi mais preocupado com o adulto que esses adolescentes se tornarão, visto que uma pessoa com boa educação não se expressa da forma como eles se expressavam.
    Pois bem Tiago, sem mais delongas. Gostaria de saber se, nesse caso, cabe alguma medida sócio-educativa e como fazer uma denúncia, se essa couber.
    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco. Muito obrigado pela pergunta interessante. Vou tentar respondê-la da melhor forma possível com as informações que você me deu.

      Primeiramente a gente precisa focar numa coisa: o conselho tutelar é um órgão criado para garantir o direito das crianças e dos adolescentes. E nesse caso, se estes adolescentes estão na rua e você acredita que eles estejam tendo seu direito de acesso a escola, ou que eles estão sendo negligenciados pelos pais, você deve fazer sim uma denuncia ao conselho da sua cidade ou até mesmo ao disque 100 (disque denuncia dos direitos humanos).

      Na sua fala, para mim ficou difícil de perceber se esses adolescentes estão em risco, pois dependendo do local onde você os viu, só o fato de estarem na rua, dependendo da hora também, pode ser uma questão de risco. Por outro lado, pode não ter nada demais também eles estarem na rua dando uma de engraçadinhos por aí. Tudo depende do contexto, entende?

      O importante é que, se vc chegar a conclusão de que eles estão em risco nesse lugar, é preciso que você tenha o nome e o endereço deles para que uma medida seja tomada. Mas quem vai decidir se um procedimento deve ou não ser aplicado será o colegiado dos conselheiros.

      Espero ter respondido sua dúvida e fico contente que tenhamos adultos conscientes preocupados com os adolescentes na sua vizinhança.

      Tudo de bom!

      Excluir
    2. Entendo Tiago!

      Aparentemente esses jovens não estavam em situação de risco, porém, a minha real preocupação naquele momento é quanto a educação que esses jovens estão recebendo ou estão deixando de receber, e se estão recebendo, diga-se de passagem, é uma educação de péssima qualidade. Afinal de contas, pessoas bem educadas não usam palavras de baixo calão da forma como eles usavam.

      Pelo que entendi das suas palavras, parece que esse tipo de situação foge da alçada do Conselho Tutelar. Pode ser uma situação leve, mas ela reflete bem o tipo de educação que nossos jovens estão recebendo. Infelizmente agora, depois de saber disso, minha preocupação se transforma em uma indignação, visto que, por um lado, por vias legais, nada pose ser feito, e por outro lado, se eu procurasse os responsáveis por esses jovens, talvez eu sofresse até mesmo represálias.

      Fico muito triste quando imagino o tipo de pessoas que esses jovens poderão se tornar. Não há como não politizar esse caso, mas os principais responsáveis por essas e outras no nosso país, são os nossos "tão bem quistos" políticos.

      Gostaria de te agradecer pelo espaço e tempo cedido para ler essa postagem.

      E boa sorte para todos nós!!!

      Excluir
    3. Olá novamente Francisco.

      Felizmente eu vou poder discordar. Muita coisa pode ser feita sim! Precisamos de mais políticas públicas para jovens, crianças e adolescentes! Você pode cobrar junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, um órgão que inclusive tem verba para realizar esse tipo de ação, coisa que o conselho não tem.

      Cobre dos políticos, do prefeito, do seu vereador! Precisamos de programas sociais que venham a competir com as ruas e tudo que há de ruim. Esportes, cultura e lazer oferecidos com qualidade irão ajudar na formação desses adolescentes e dar mais o que fazer além de ficar na rua mexendo com os outros.

      Parabéns pelo seu interesse!

      Excluir
    4. Tem razão, Tiago. Cabe a nós cobrarmos e ficarmos em cima dos nossos "queridos" políticos. Vou procurar me informar melhor a respeito do que está sendo feito aqui na minha cidade.

      Muito obrigado pelas dicas. Té mais!

      Excluir
    5. Por nada, Francisco!
      O Conselho Também pode cobrar políticas públicas do município, mas se a população estiver ao lado dele, a causa se torna ainda mais forte! Boa sorte!

      Excluir
  17. Tenho 16 anos, e sofro agressões verbais desde que eu me lembro " ou seja, desde pequena " e isso está me fazendo, ficar me automutilando, e tirando alguns distúrbios e tentativa de suicidio que eu tive desdo começo do ano, com o tempo as agressoes vao ficando mais forte, e não indo muito bem na escola, não conversando com ninguém na escola, quero ir no Conselho tutelar denunciar, mais o meu medo é ir para algum orfanato " apesar que qualquer lugar é melhor que o inferno que eu vivo " o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desconhecid@. Primeiramente obrigado por confiar em mim para pedir ajuda e sinto muito pelo que está acontecendo com você.

      No entanto, o Conselho tem uma visão mais "legal" da coisa e se perceberem que seus pais talvez não estejam sabendo lidar com você eles vão sim querer te mandar para um abrigo de crianças e adolescentes.

      Nesse caso eu sugiro que você procure o CREAS da sua cidade ou da cidade mais próxima da sua casa. O CREAS é uma instituição da assistência social especializada em violência e casos de violação de direito. Eles têm psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos e outros profissionais que podem lhe orientar ou até mesmo te acompanhar até o conselho.

      Espero que dê tudo certo para você e parabéns por ter coragem de pedir ajuda!

      Excluir
  18. Olá Tiago.
    Tenho um primo que esta com 14 anos, infelizmente ele está a cada dia que passa "terrível". vejo minha família sofrendo, minha tia (mãe dele) se desgastando, pois ele não ouve nossos conselhos. Ele xinga ela de nomes terríveis, trata todos " a ponta pés", e agora deu pra sair à NOITE com os "colegas" sem dizer pra onde vai ou a que horas volta.
    Ele é aquele tipo de garoto muito influenciável sabe, por exemplo, se o amigo dele tem um tênis da moda, ele também tem que ter, etc. A família faz o que pode, e aqui não fazemos uso de agressões nem ameaças, apenas dialogo. Enfim, a mãe não sabe mais o que fazer, tem medo de algo ruim venha a acontecer, você imagina o que eu quero me referir.
    Me ajude a entender a que meios ela pode recorrer pra que ele melhore. E se podemos fazer algo nessas pernoites que ele esta fazendo,porque ela não sabe ao certo com quem ele está. e nem o que estão fazendo.
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. Situação complicada essa sua, mas infelizmente vemos isso todo dia por aqui.

      Seria ideal para ele um atendimento psicossocial. Vocês têm CRAS perto da casa de vocês? Talvez a inserção dele num grupo de convivência para adolescentes (que são supervisionados assistentes sociais e psicólogos). Importante lembrar que o psicólogo do CRAS não faz terapia, mas ele dá orientações para a família e o grupo de convivência para adolescentes pode ajudar nessa rebeldia dele.

      Caso o CRAS pense se tratar um caso mais grave eles podem sugerir o acompanhamento psicológico pela rede saúde, mais especificamente no PSF. Ou se vocês tiverem condições, num consultório de psicologia particular.

      Caso não consigam atendimento em nenhum lugar, procurem o conselho tutelar da cidade que pode ajudá-los a conseguir o que precisam.

      Obrigado pela pergunta, e boa sorte!

      Excluir
  19. Tiago Cabral vc e psicologo do concelho tutetelar preciso de ajuda com meus filhos por favor tenho depressao e n estou mas aguentando eles vivem brigando e eu sou viuva n tenho pencao do falecido passamos por necesidade mas o que mas mim afringe e o mas velho n que ir pra escola e eles bate um no outro e eu n tenho mas paciencia com eles ja pencei ate da pra doacao por que n aguento mas tanta pertubacao na minha cabeca um tem 9 anos e o outro tem 5 mim ajude por favor n sei a quem recorrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, primeiramente parabéns pela coragem de pedir ajuda. Você está vivendo uma verdadeira luta! Não desista!

      Primeiramente você precisa procurar a saúde pública pra se cuidar. Uma pessoa em sofrimento agudo como é o da depressão não vai conseguir cuidar de outras pessoas. Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e peça por atendimento psicológico. Caso não haja psicólogo no posto de saúde procure o local mais próximo da sua casa que tenha.

      Uma dica: muitas universidades com curso de psicologia oferecem atendimento gratuito!

      Sobre a questão de passar necessidade você poderia estar procurando um CRAS próximo a sua residência. Caso sua cidade não possua essas instituições procure diretamente a secretaria de Ação Comunitária ou Assistência Social (é a mesma coisa). Lá vai ter algum assistente social que possa lhe atender.

      Caso você não encontre socorro em nenhum destes lugares, procure o conselho tutelar. Uma das atribuições do conselho é "requisitar serviços" do poder público. O conselheiro pode por documento mandar que você seja atendida.

      Espero ter ajudado. Obrigado por comentar e força!

      Excluir
  20. A coordenadora da minha escola acionou o Conselho Tutelar, porque tenho problema com frequência (estou com 74,20% de frequência, daqui a 1 semanas atinjo 75%), o Conselho veio aqui em casa, conversou com meus pais, falou alguma coisa sobre uma multa de 20 salários mínimos e abrigo para crianças e adolescentes. Meus pais não tem como pagar essa quantia de dinheiro e estamos morrendo de medo de eu e minha irmã mais nova ser levada para um abrigo (ela tem uma passagem no conselho por "agressão", ela puxou orelha da minha irmã quando éramos pequenas e denunciaram), está marcado para comparecermos na sede do Conselho Tutelar, qual a chance de sermos levadas? O que vai acontecer quando irmos lá no Conselho Tutelar? Normalmente, o que acontece quando acionam conselho tutelar por frequência insuficiente? Tenho 17 anos e minha irmã mais nova, 16 anos. Obrigada, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Primeiramente, não vai acontecer nada de grave se você voltar pra escola imediatamente. Isso tá na lei, toda criança e adolescente TEM que estar na escola.

      Agora, quais medidas o conselho vai tomar, depende do conselheiro que vai te atender. Essa questão da multa e do acolhimento são todas ações que podem ser tomadas pelo conselho. O que eu posso te orientar é para que sejam cooperativos e acatem as orientações do conselheiro com seriedade e eu acredito que tudo vai ficar bem.

      Excluir
  21. Bom tenho um sobrinho de 3 anos q infelizmente atualmente está com a mãe, enquanto ele se encontrava comigo está indo ao foonodiologo, estávamos buscando o leite e cuidando dele com todo amor e carinho,digo estava comigo pq a mãe tinha sido presa por bater na mãe e tentar matar a irmã dela,então meu irmão, pai da criança pegou e trouxe para nossa companhia pois eles estavam separados, pois bem.meu irmão ficou doente passou por uma cirurgia gravíssima e eu continuei cuidando do menino, porém a mãe mora de favor na casa dos pais do apavorado que se encontra preso por 2 homicídios, de tanta tormenta bandido na.porta e td mais fui obrigado.entregar a criança, fomos ao Conselho tutelar relatamos que a criança está em um lugar impróprio cercada de ponto de drogas e a qualquer momento o tal homicida pode sair da.cadeia, e a resposta q eu obtive foi a criança está feliz aonde ela está e nada mais, eles foram lá viram q ela não trabalha, deixa a criança com outras pessoas pra sai e beber e os conselheiros me disseram isso, fiquei indgnada, fico pensando agora como será o futuro dele pq não vai mais no foonodiologo pq ela não leva e nem pega mais o leite, por isso eu digo o Conselho tutelar da minha cidade não vale nada,só vai servir pra chamar meu irmão quando o menino estiver aprontando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia.
      Situação complexa. Sei que você com certeza cuidou do seu sobrinho com todo amor e carinho que pode. No entanto, na verdade, quem decide com quem a criança vai ficar a longo prazo é a justiça. O conselho pode fazer muito pouco quando já há uma decisão judicial envolvendo a guarda da criança.
      Fica muito difícil eu te orientar com a pouca quantidade de informação que tenho sobre o caso, tenho certeza que essa narrativa é muito mais complexado do que você está apresentando aí. Talvez fosse o caso de você se orientar com um defensor público ou advogado particular.
      Espero que tudo fique bem.

      Excluir
    2. eu que te agradeço ,pelo tempo em responder, as vezesa gente so precisa desabafar, obrigada

      Excluir
  22. Eu fui encaminhada para o Conselho tutelar alguém pode me dizer oque vai acontecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconhecid@. Primeiramente obrigado pelo comentário. Infelizmente, sem mais detalhes do caso é quase impossível saber por que você foi chamad@ lá. Na maioria das vezes é uma denúncia, mas o procedimento é chamar a pessoa para saber o que está acontecendo e, muitas vezes, oferecer ajuda ou orientação. Boa sorte!

      Excluir
  23. Olá Tiago, é verdade que só o conselheiro tutelar tem autorização para invadir uma casa sem autorização judicial quando se tratando de algum crime contra a criança ou adolescente? Aguado retorno, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betânia. Obrigado pelo excelente comentário! E a resposta até onde sei é NÃO, isso porque qualquer pessoa só pode entrar na sua casa sem a sua autorização se tiver uma ordem judicial. Mesmo assim, se chegar a esse ponto quem vai entrar na casa não vai ser o CT, mas sim a polícia ou o comissariado da criança e da juventude. Num caso de emergência, o conselho acionaria o SAMU, a polícia ou órgão semelhante dependendo do que estivesse acontecendo. Obrigado pela pergunta inteligente!

      Excluir
  24. Carlos Cabral me ajuda,meu filho de 5 anos vinha relatando na escola que o padrasto estaria passando a mão em seu peru,e alisando,e pondo no meio de suas pernas,pois bem fui chamado na escola para me colocar apar,peguei meu filho e trouxe para minha casa,o mesmo continuou relatando,e na escola não conseguia comer,sentia anciã,relatei o caso para a mãe do meu filho,mas ela defende o companheiro,como omeu filho continuava com os relatórios,e a escola e a mãe do meu filho ficaram omisso,eu tomei providências,fiquei com a cabeça quente dei um corridao de facão no padrasto,ai fui a delegacia fiz boletim de ocorrência,chamaram o conselho tutelar,sabe quando voltei para pegar. Meu filho,o conselho levou pra mãe,porque ela foi no fórum e relatou que eu faço tratamento psicológico e psiquiátrico,e eu não faço,ai a promotora afastou o padrasto,e meu filho continua na casa da mãe dele,e eu não vejo meu filho,ha mais de dez dias,ou seja,o conselho tutelar relatou que eu sou desequilibrado,ou seja eu sempre fui um bom pai,meu filho ficava mais comigo do que com a mãe,nao queria voltar para casa da mãe,e relatou para o conselho que o padrasto brincava de pegar no peru dele,por cima da roupa,dizendo que era o jacaré,interogado pelo conselho,ele diz que quer morar comigo,a mãe dele joga ele contra mim,dizendo que eu abandonei ele quando ele nasceu,oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio. Primeiramente, obrigado por comentar e sinto muito por tudo que aconteceu com você e o seu filho. É uma situação muito complicada a sua.

      Primeiramente, o que você deveria ter feito era ter procurado o conselho pessoalmente para fazer uma denuncia e explicar toda a situação, ou então ter ido direto ao Ministério Público solicitar intervenção da promotoria antes de ter sido tomado pela emoção e ter feito o que fez. Ter agredido o padrasto da criança (se foi isso que entendi) só dificultou a sua situação porque, infelizmente, pode levar mesmo a entender que talvez você seja uma pessoa agressiva e que seu filho esteja correndo risco na sua compania.

      Agora o que você pode fazer é procurar um advogado ou a defensoria pública e dar entrada em um processo judicial.

      Boa sorte!

      Excluir
  25. Bom dia Tiago.
    Tenho uma filha especial de 8 anos que tem faltado muito na escola por questões de saúde dela, e minha tbm. Ela tem muitos problemas de saúde e tenho medo de que ela passe mal na escola e como não tenho carro tenho medo de não chegar a tempo de levá-la ao hospital, por esse motivo fico com ela em casa. Também estou passando por um momento difícil, tenho dores de cabeça frequente há 4 meses e quando iria retornar a ida dela a escola cai e machuquei a costela, estou tomando remédios controlados fortíssimos por conta de dor que mal consigo me levantar da cama. A escola entrou em contato comigo e falei que assim que estivesse melhor iria comparecer a escola. Mas minha mãe foi até a escola e falou inverdades a respeito, desde então minha filha está dormindo na casa dela e ela está levando para a escola, porém ela me falou que fui denunciada ao conselho tutelar. Corro algum risco de perder a guarda da minha filha?
    Obrigada! ( A coordenadora da escola tem ciência de que quando há excesso de faltas eh pq minha filha não está bem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário!

      Bom, dificilmente um juiz tiraria a guarda de uma criança porque ela não está indo a escola. Mas é bom você ter a documentação que comprove o que você está relatando, como atestados médicos e semelhantes.

      Se você tiver esses documentos o máximo que poderá acontecer é você ser chamada ao conselho para prestar esclarecimentos sobre por que sua filha não está indo a aula. Mas acho interessante que você apresente esses documentos a escola antes e evite que o conselho seja acionado de qualquer forma.

      Boa sorte.

      Excluir
  26. Boa tarde Tiago.
    Hj me ligaram do conselho tutelar pedindo que eu e meu marido compareça no conselho tutelar no dia 12/12/17 para falar sobre meus 2 filhos,eles estudam ,estão bem ,nunca agredimos eles,tenho uma filha maior de idade e vivemos muito bem, disseram que não podiam falar por telefone,mas que não é grave,mas estou preocupada,vc tem alguma ideia por nós chamaram? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário!

      Bom, fica difícil dizer. Infelizmente vocês só vão saber mesmo quando forem lá. Cumpram o protocolo e apresentem todas as informações que forem solicitadas e tudo vai dar certo.

      Na grande maioria das vezes é uma denuncia. Infelizmente o conselho precisa averiguar todas elas. Boa sorte.

      Excluir
  27. Muito interessante esse post. Gostaria de saber, se a criança menor de 10 anos trabalha ,ele e seus irmão não respeitam e xingam os mais velhos, ficam importunando, xingando a vizinha, outra moradora que está fazendo tratamento de câncer novamente, eles ficam jogando alguma coisas no quintal, um de seus filhos mais velho violava as correspondências dos moradores. Já conversaram com a mãe,mas parece não se importar, acredito que até concorde com a atitude de seus filhos. A quem devemos recorrer: Conselho Tutelar ou Disque Denúncia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente obrigado por comentar.
      Situação complicada essa, mas infelizmente nesse caso precisamos deixar claro que o Conselho Tutelar é um órgão que foi criado para garantir os direitos exclusivamente da criança e do adolescente. É importante deixar claro que o que elas estão fazendo não está certo e nem será endossado pelo Conselho, só não é a atribuição deste órgão punir ou coibir infrações ou "crimes" cometidos por crianças e adolescentes. Você deve acionar a polícia se achar que for o caso. Ah, e não, crianças de 10 anos não pode trabalhar, no nosso país temos leis rígidas contra o trabalho infantil.

      Excluir
  28. Olá Tiago parabéns pelas orientações, espero que possa me ajudar também,sou casada a 6 anos com outra mulher que tem 2filhas de outro relacionamento,fomos denunciadas no conselho tutelar pela avó materna das crianças,por maus-tratos, ela disse que eu grito e bato nas crianças,e incentivou as crianças confirmar isso, fui intimada a comparecer no Conselho,mas ainda não fui, gostaria de saber, o que pode acontecer se eu não comparecer e se me aconselha a procurar um advogado pra me defender da acusação, pois a avó das crianças não fez a denúncia visando proteger as netas e sim por outros problemas pessoais com minha esposa,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. É um prazer ajudar sempre que possível. E obrigado por comentar!

      Se a denúncia não procede é só você se apresentar ao conselho. Para ajudar, vá com a sua esposa e as crianças. Geralmente em um atendimento bem feito esse mal entendido pode ser esclarecido. Se de tudo eles ainda não conseguirem entender que as crianças estão fora de perigo, o conselho pode acabar fazendo uma visita em sua casa para confirmar o que vocês disserem, mas baseado no que você está descrevendo acho que isso não vai acontecer. Você só precisa de um advogado caso seja aberto um processo judicial contra você, mas isso não te impede de se consultar com um antes de ir, ou até mesmo pedir que um advogado te acompanhe. A escolha é sua nesse caso.
      Espero que tudo se esclareça e fique bem. Boa sorte!

      Excluir
  29. Olá, boa noite Tiago...
    Tem uma adolescente de 15 anos que atualmente morava com a mãe , mas elas brigaram por algumas rebeldias da adolescente e a mãe mandou a filha morar com o pai, no entanto, o pai não aceita a filha morando com ele. Agora a adolescente fica sem saber pra onde ir pois os seus responsáveis nao a qierem,além de ser uma situação horrihor é muito triste. Nessa situação qual a atitude a ser tomada? Devo procurar o conselho pra denunciar, pois por enquanto a adolescente está na casa da irmã que e de maior, mas a irma não tem condições de criar ela. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Esta situação é bem complicada e a orientação mais acertada é procurar o conselho tutelar da sua região.
      Mas, salvo através de decisão judicial a criança e adolescente devem estar sob responsabilidade dos pais. Enfim, procure o conselho ou orientação jurídica para sanar melhor sua dúvida. Espero ter ajudado. E boa sorte.

      Excluir
  30. Conselho tutelar da minha região é deprimente.Recentemente minha irmã recebeu dezenas de acusações infundadas,somente calúnias;a conselheira retirou a guarda temporaria da criança sem mesmo fazer uma investigação pra comprovar os fatos.Me pergunto se esta conselheira nasceu ontem.Este órgão é de fato un perigo para pessoas de bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lembrando que quem tira ou concede guarda de criança ou adolescente é o tribunal de justiça. O Conselho Tutelar apenas informa a situação.
      Obrigado por comentar. =)

      Excluir
  31. Bom dia, estou passando co problemas com a minha filha que é adolescente, a família do pai dela não que ter contato mais com ela e para complicar ela não se entende com meu atual marido , pq ela acha que ele não pode cobra-lá pq não é seu pai. Sinceramente estou pensando em pedir ajuda, pois eu já não sei mais o que fazer.
    Vc acha que o conselho pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, obrigado por comentar. Sim, procure o conselho que ele poderá lhe dar algumas orientações. Boa sorte.

      Excluir
  32. Bom dia, Foi muito relevante seus esclarecimentos. Estou com um problema com o Pai e a Vó paterna do meu filho de 2 anos, já tentei por diversas vezes conversar mais sem sucesso. Ele (Pai) devido aos problemas psicológicos bebe todos os dias e inclusive quando está com meu bb, uma vez por semana. A mãe (avó) está aparentemente com comportamentos de Esquizofrenia, ficando descontrolada e violenta, mas não procura ajuda. E em muitas ocasiões, durante as visitas, meu bb presenciou brigas violentas entre os dois, e eles tb consomem bebidas alcoólicas quando estão responsaveis por ele. Não qro tirar o direito de visitas de nenhum dos dois, quero apenas um ambiente mais adequado para meu filho, pois está a mercê de como eles estarão para cuidar dele.

    Estou muito preocupada e perdida.
    PS: tenho testemunhas sobre o desequilíbrio emocional da vó já que ela costuma brigar e xingar vizinhos e familiares.
    E tenho textos das irmãs do Pai do BB falando sobre o comportamentos dos dois e o qto a casa é um lugar inslubre.

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Obrigado por comentar.

      O conselho não da guarda nem define situações envolvendo horário de visitação. Mas eles podem lhe dar orientações sobre o assunto. Procure o orgao da sua cidade. Boa sorte.

      Excluir
  33. . Denunciei uma vizinha por mãos tratos a duas crianças e veio uma intimação pra ela , me surpreendi pois antes de denunciar eu pesquisei e li que quando se tem uma denuncia um conselheiro iria visitar a família pra apurar o caso e acompanhar , mais veio a intimação. Bom desde o dia que ela recebeu a imtimacao ela parou de bater nas crianças porém ela está treinando as crianças pra negarem que são agredidas. O que ela usa quero saber é se as crianças são ouvidas se sim são na frente da mãe. E se eles negarem acabou não irao mais investigar? E o que acontece se eles afirmarem as agressões? Quais as medidas que eles vai tomar que contatar que eles apanham da mãe? Tira essa dúvida ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente obrigado por comentar.

      O conselho nem sempre vai a casa do denunciado. O colegiado avalia a denuncia e decide qual medida tomar. A grande maioria das vezes as famílias são mesmo convocadas a ir até o conselho.

      Uma dica é ligar no exato momento em que as agressões estiverem acontecendo. Aliás, no momento em que as crianças estiverem apanhando é até melhor que você acione a polícia que tem poder de entrar na casa sem autorização devido ao flagrante de delito, coisa que o conselho não pode fazer. Caso a polícia se recuse a ir, acione o conselho que pode requisitar o serviço da polícia.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  34. Me tira uma dúvida , fui chamada no conselho e lá me deram uns papeis e me encaminharam pro caps pra eu levar meus filhos uma vez por semana. Eu quero saber o que acontece se eu não levar? Eles do conselho vão descobrir ? Sou obrigada a levar? E o que ue acontece se eu não levar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado por comentar.
      Bom o conselheiro te encaminhou pro CAPS porque deve ter ficado preocupado com a sua situação, e eu aconselho que você vá, independente de haver qualquer tipo de punição. O CAPS é uma instituição de saúde que oferece cuidados através de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e até médicos. Se o CAPS tiver uma boa relação com o conselho, com certeza eles vão ficar sabendo se você não for.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  35. Entao por denuncia anonima minha vizinha foi prestar esclarecimentos no CT por violência física e psicológica, mas se as crianças negarem que tiveram agressão? Por pressão a mãe as crianças negarem o conselho tutelar não vai acompanhar a família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.
      Bem, que decide ou não seguir com o acompanhamento é o conselheiro. E isso vai depender do que ele achou do caso.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  36. Fiz uma denuncia pro disk 100 de violência física e psicológica e tenho o numero da denuncia. O conselho intimou a mãe. Só que antes deles irem ao Conselho tutelar ela amecou as crianças dizendo que eles disserem que apanham ela iria ser presa e os dois iriam viver na rua . Assim quando chegou no dia eles negaram a agressão. O que acontece nesse caso em que há agressão mas as mães e crianças negam? Eu posso acrescentar isso na denúncia vai adiantar eu hoje ligar pro disk 100 dar o número da denúncia e acrescentar isso ? Eles iram chamar novamente eles não conselho tutelar?

    ResponderExcluir
  37. Se eu não acatar o que o Conselho tutelar me ordenou o que acontece comigo?

    ResponderExcluir
  38. Olá, obrigado por comentar.

    Já fiz a nossa constituição "ninguém é obrigado a nada senão em virtude de lei". Mas se o conselho te encaminhou foi para ajudar. O que pode acontecer é o CAPS informar o conselho que você não está levando as crianças. E o conselho informar o juiz da vara de família. O juiz pode te obrigar ou até mesmo tirar a guarda dos seus filhos.

    Tenha em mente que se você foi encaminhada é pro seu bem e das suas crianças.

    Sugiro que vocês faca um esforço sincero. Se você não tiver condições de ir entre em contato com o conselho, alguns municípios têm programas que fornecem passagem para esse tipo de tratamento.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  39. Sei que denúncias pelo número 100 são demoradas , quero saber se eu fizer uma denuncia por dia todos os dias ou nos dias em que eu poder ligar vai ser mais eficiente o resultado vai vim mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por comentar.
      O disque 100 é o disk direitos humanos. As denúncias feitas por esse número geralmente vão direito pro Ministério Público da região onde a denuncia foi feita. Então, ao menos na teoria, independente do número de denuncias que foram realizadas, elas passaram pela mão da equipe do Ministério Público.
      A velocidade com que a denuncia é averiguada depende muito da gravidade dela, e quem avalia isso é a equipe do 100, do MP e depois do órgão que atende. Neste caso o órgão é o conselho.

      Excluir
  40. Tem alguma punição pra mãe que já bateu no seu filho mas não bate mais? O conselho tutelar me intimou eu sei que é por causa de agressões contra meus filhos, eu ja entendi que estava errada ao tentar disciplinar meus filhos dessa forma e não faço mais isso. Eu sei que os meus filhos irão dizer que já apanharam de mim e eu não vou negar. O que irá acontecer comigo, não há marcas nas crianças eu vou me comprometer a não repetir esse erro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.
      Bom, a ação do conselho depende muito da interpretação que o conselheiro que te atender vai ter do fato. Portanto, fica difícil a gente saber o que vai acontecer. Se você estiver muito preocupada sugiro procurar a defensoria pública da sua cidade, que é um advogado público pago pelo estado.

      Excluir
  41. Oi, tenho 17 anos, faltam 4 meses para fazer 18, não estou mais vou na aula umas duas vezes por semana e queria desistir de ver, será q o conselho vai vir atrás? Já vi casos q eles não procuraram nem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por comentar.
      O ECA diz que até os 18 anos todo adolescente tem que estar na escola. Então, ao menos na teoria, vai atrás sim.

      Excluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Olá boa tarde minha de 9 anos contou um segredo para as fuas colegas de escola que o tio a molestou, professora me chamou na escola e disse tudo que ficou sabendo... estamos tentando resolver da melhor maneira possível, não que eu não acredite na minha filha,mais a escola passou adiante o caso e fui chamada no conselho tutelar e lá eles falaram que eu tenho que fazer o B.O e depois levar ela no hospital pérola pra examinar, só que não queremos resolver dessa forma,estamos passando ela no psicologo e la queremos descobrir a.verdade,só que o conselheiro disse que se nan fizer isso eu e meu marido vamos sofrer penalidade e pode até perder a guarda da minha filha me ajude estou desesperada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por comentar e obrigado pela confiança.
      Esta é uma situação muito chata que infelizmente eu vejo muito. Mas o certo a se fazer é seguir a orientação do conselheiro. A gente sabe que é complicado e uma acusação dessas pode criar um grande problema na família, mas pensa bem. Se for verdade, você vai estar deixando de investigar um crime cometido contra uma criança, um crime de abuso sexual. E, realmente, caso vocês não sigam a orientação do conselho, infelizmente vocês podem ser penalizados mesmo! Se de tudo ainda estiverem em dúvida sobre como proceder vocês podem procurar a defensoria pública ou um advogado particular para dar maiores orientações.

      Excluir
  44. Bom sou o Miguel tenho 13 anos e tive problemas de faltas em 2 Bimestres seguidos, minha mãe já compareceu ao primeiro mandato para ir se esclarecer sobre minhas faltas. Fui aconselhado mais no momento já era tarde demais pois a segunda carta já estava sendo enviada. Agora vou ter que comparecer ao conselho pela segunda vez. Corro risco de minha mãe e eu irmos para o Juiz?
    Obrigado, mal consigo dormir pensando nisso me ajude por favor!!
    E se formos para o Juiz sou conduzido para o abrigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miguel. Obrigado pelo comentário.
      Amiguinho, a coisa mais importante que você tem que fazer nesse momento é se preocupar em IR A ESCOLA e parar de faltar. Se você fizer isso, o problema vai se resolver com um atendimento no conselho, que costuma ser até rápido. É só ir lá e conversar direitinho sobre o que aconteceu. E não se esquecer de frequentar as aulas.
      Espero que tudo dê certo. =D

      Excluir
  45. Meu filho de 16 anos depois de me bater, me ameaçar . Levei ele na casa do pai. E deixei morando com ele. Ele fugiu da casa do pai, e agora foi no conselho tutelar e eles falaram que eu sou obrigada a ficar com ele. Tenho 2 filhos de 9 e 11 anos que diz que gosta dele mas estava comuito medo dele pois ele dormia com canivete. Sou msm obrigada a aceitar ele aqui.? Pq eles não obriga a voltar pro pai. Tenho medo pelos pequenos e por mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.
      Recomendo que você procure a defensoria pública, pois você precisa de orientação jurídica nesse caso. Espero que tudo se resolva da melhor forma possível.

      Excluir
  46. Olá !! gostaria de saber se o conselho pode buscar uma criança na creche em que a criança está ? a direção da creche é obrigada a entregar a criança ? ou deve acionar mãe da criança e não entregar . . desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.
      Sem o contexto da situação fica muito difícil eu te dar uma resposta. Existem casos em que isso realmente pode acontecer, mas depende.

      Excluir
  47. Olá minha filha sofreu uma ameaça pela sua professora auxiliar que ela pegou uns piolinhos e ela disse que ia tirar a guarda dela de mim o conselho foi até a escola e queria levar ela aí outra professora não deixou eu achei isso o cúmulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Deve ter sido uma situação estressante.

      Excluir
  48. Bom... Meus pais sempre vivem brigando, e acabam descontando em mim e no meus irmãos(tenho uma irmã de 18 e um irmão de 5) e mesmo sendo agressões físicas raramente, eles falam coisas ruins pra mim e pra minha irmã e a duas semanas atrás, meu pai me colocou pra fora junto com a minha irmã, de acordo com ele, eu e minha irmã não seguimos regras(mas na verdade, a gente apenas quer respeito...) e quando voltamos pra casa algumas horas depois, minha mãe me bateu e falou que era minha culpa... Eu queria sair daqui... eu nunca denunciei nada deles, pois sempre falaram que a gente merecia aquilo... Eu só queria sair daqui, pois e se acontecer de novo?!(eu tenho 16 anos, minha mãe falou que eu não vou sair de casa enquanto não fizer 18 ou arranjar um namorado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela confiança.
      Você precisa de orientação. Se não se sentir confortável em ir ao conselho procure um psicólogo ou assistente social num CRAS próximo da sua casa!
      Espero que tudo dê certo.

      Excluir
  49. Gostaria de saber se tem alguma possibilidade de mostrarem a ligação da denuncia? Ou de mostrarem seu número. Quando liguei perguntam meu nome e etc... Tem como eles passarem essas informações ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A denúncia tem anonimato garantido por lei. Ainda mais se você ligar pro disque direitos humanos, através do número 100.

      Excluir
  50. O conselho tutelar atua na proteção da criança e adolescente, mas em muitas cidades conselheiros já estão corrompidos e atuando por interesse próprio de permanência no cargo o que faz com que o número de votos que uma parte pode oferecer influencie diretamente no princípio da imparcialidade, tomando atitudes parciais por interesse próprio sem conhecer os riscos em que estão expondo as crianças e o pior MP e juízes geralmente acatam a decisão do CT o que deveria ser repensado, bem como haver um disk denúncia para esses casos, bem como a punição exemplar e destituição do cargo para evitar esse tipo de atitudes.

    ResponderExcluir
  51. Achei esse post hoje. Não sei se vou ter resposta.mas mesmo assim quero relatar. 2 crianças de 5 e 3 anos. A mãe deixa as crianças com a avo .não deixa nada pras crianças comer . E pega o dinheiro que o pai envia e gasta com ela . Alem de bater nos filhos ,quando està com raiva .resolvi ligar pro conselho tutelar. Mas deixei ela ciente que se nao mudasse eu ligaria. As crianças comiam pao com ketchup e salsicha todos os dias . Ela sabendo que fiz a denuncia . foi no mercado comprou as coisas pra as crianças e esta obrigando o de 5 a falar que não é agredido. Nesse caso . Ela consegue enganar o conselho T ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado pelo comentário.

      Se você já fez a denuncia o que é preciso fazer nesse momento é esperar a averiguação do conselho.

      Sobre conseguir enganar o conselho fica difícil de dizer.

      Obrigado.

      Excluir
  52. Oi quero. Uma ajida estou desesperada nao durmo com medo
    Minha filha sofreu tentativa de abuso por umamigo meu e do meu esposo
    Ele passou a mao nela deu beijo em sua boca e pois ela sentada no colo dele graças a deus nao foi uma coisa mais grave
    Fiz todo proseso levei no medico na mesma hora qui ela me contpu fiz boletim fiz corpo de delito acionei a escola falaei com asistente social
    Fui intimada a ir ao conselho tutelar nessa segunda feita ad 15
    Horas
    Eu pergunto a vc estoy apavorava demia minja filha e meus filhos sao tudp para mim vcs acha que por causa do ocorrido eu irei perde a guarda deles me ajudem quempuder para me dizer alcalmar qualquer coisa me digam estou des do dia 5 sem comer.sem dormi estou gravida de 6 meses estou desesperada me ajuda
    Me chama no zap me de conselhos por favor
    997408439

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado pelo comentário e pela confiança.

      Infelizmente só hoje eu vi seu comentário e sinto muito por tudo que aconteceu.

      Me parece que você já seguiu os procedimentos básicos que é cuidar da sua filha fazendo o boletim e os exames.

      Não tenho como saber qual será a postura dos conselheiros, e precisaria de mais informações.

      Boa sorte. Espero que tudo tenha dado certo.

      Excluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares