O que é o atendimento psicossocial?

Descrição da imagem: desenho com um grupo de pessoas.

Artigo atualizado em 19 de maio de 2021.

Uma das maiores frustrações do profissional de psicologia despreparado que acaba indo parar num equipamento do SUAS como CRAS, CREAS, Abrigos e outros é a impossibilidade de realizar a prática para a qual ele mais foi treinado durante a universidade: a terapia.

Até por que o psicólogo no SUAS é "Psicólogo Social" e não clínico

Isso não impede o psicólogo de atender os indivíduos que acessam esses equipamentos que no SUAS são chamados de "usuários", no entanto a visão do psicólogo nesse atendimento é social. Não é atoa que este procedimento será chamado de atendimento psicossocial.

Enquanto psicólogo social o profissional deve encarar o sujeito em sua relação com o mundo, ou seja, os grupos nos quais ele está inserido como sua família ou sua comunidade.

O atendimento psicossocial é um atendimento em que o psicólogo precisa enxergar o sujeito contextualizado dentro de seu ambiente social.

O foco do psicólogo precisa ser nos vínculos, nas relações desse sujeito com a sociedade. Também cabe uma visão clínica do sujeito que pode ser útil nas discussões de caso e nas relações entre o psicólogo e a equipe multidisciplinar, afinal de contas o olhar clínico do psicólogo pode enriquecer muito o atendimento desse usuário ajudando a traçar novas estratégias para o sujeito.

Muitas vezes, o processo de ressocialização dentro do atendimento psicossocial também pode utilizar visões da clínica, e até mesmo técnicas específicas, no entanto a visão da psicoeducação pode ser mais adequada a este momento, tendo em vista que muitas vezes o usuário do CRAS ou CREAS precisa ter potencializado certos comportamentos e atitudes para que ele possa ter acesso pleno aos seus direitos.

Lembrando sempre que, ao contrário da psicoterapia e da avaliação psicológica, o atendimento psicossocial é um processo do CRAS e não da psicóloga, portanto pode ser executado por outros técnicos!

É claro que um atendimento psicossocial feito por um assistente social vai ter um olhar técnico focado nas ferramentas teóricas que possui a formação em serviço social, o mesmo vale para profissionais do direito, da pedagogia e por aí vai.

Portanto, o atendimento psicossocial feito por um psicólogo pode ser diferente do atendimento psicossocial feito por um técnico de outra formação, porém o objetivo deste atendimento sempre vai ser o mesmo: promoção dos direitos do usuário sendo atendido, e o fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários! 

Comentários

  1. Gostei da matéria, objetiva e clara !! :)

    ResponderExcluir
  2. Thiago, boa noite!
    Estou com dúvidas em entrdere quanto ao atendimento psicossocial que diz no suas. Esse atendimento e a junção do trabalho do Assistente social e psicólogo? Ou trata-se da abordagem a ser realizada pelo psicólogo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares