No início do século XX a psicanálise cunhou o termo neurose para descrever a forma mais comum do sofrimento humano que, dentre seus vários conceitos, fala de uma dificuldade no trato com o desejo. Num mundo pós-pandemia onde o capitalismo neoliberal cria contextos sociais que atravessam a subjetividade humana diariamente, como a psicanalista acolhe o discurso de dor de um sujeito cujo sintoma não é aceito pela sociedade a não ser quando assume uma roupagem patológica? Qual o papel social do sintoma da pessoa ansiosa dentro da catexia psíquica moderna do desempenho extremo, desumano e da competição constante?

Neste livro o autor, psicólogo há mais de 10 anos e atuando boa parte dele em políticas públicas sociais, vai dialogar com o ferramental teórico psicanalítico associado com outras técnicas psicológicas na recepção do discurso de sofrimento do sujeito, bem como no manejo dos sintomas da ansiedade.

SOBRE O AUTOR: 

Tiago Cabral é psicólogo, poeta e professor formado pela Universidade Católica Dom Bosco. Possui reconhecido trabalho de divulgação científica nas redes sociais voltado para a psicologia e seu papel crítico e político em relação a sociedade, discutindo temas como relações sociais de classe e principalmente os atravessamentos raciais dentro da psicologia.

LEIA EXCLUSIVAMENTE NO KINDLE:

Leia a versão disponível exclusivamente em eBook na loja Kindle (Amazon).

Se você possui uma assinatura do Kindle Unlimited, poderá ler a obra sem nenhum custo adicional.   

Comentários

Veja também:

Artigos populares