Café & Cigarros


"Em meio ao agito das cidades e à intensidade das relações humanas, Café & Cigarros surge como uma obra que captura o cotidiano com uma profundidade inquietante." - Próximo Livro.

"Esta é uma história sobre o Brasil, sobre a polícia, sobre pequenos burgueses e sobre a nossa sociedade.. é uma daquelas narrativas rápidas, emocionadas, que a gente termina virando a página e pensando 'ueh, acabou? não!'" - Oghan N'Thanda, escritor.

Café & Cigarros é um conto de Tiago da Silva Cabral onde acompanhamos um investigador particular tão cativante quanto perverso que viaja pelo Brasil abusando do seu dom de revelar os segredos mais obscuros de seus clientes para poder extorqui-los.

Nessa jornada, onde o protagonista parece fugir de algo nunca revelado no texto, também é dado ao leitor uma visão bem crítica da sociedade brasileira, principalmente das cidades do interior do "intestino" do Brasil, como o próprio personagem descreve.

Em vários momentos inspirado por eventos políticos reais e baseado na experiência do autor com as políticas públicas, Café & Cigarros é uma obra quente, porém amarga, que pode levar o leitor a refletir sobre os diversos abismos sociais e culturais do nosso país tendo por ângulo de análise a visão extremamente pessimista de um protagonista que abandonou sua moral em troca da sobrevivência.

Escrita em primeira pessoa como se fosse os relatos do protagonista, a obra procura homenagear o clima das histórias Pulp do início do Século XX, bem como brinca com o arquétipo do "detetive particular" dos filmes noir dos anos 50, acrescentando um tom ácido e muita brasilidade.

Portanto o leitor deve ser avisado que aqui não vai encontrar qualquer tipo de prosa, mas sim um texto extremamente poético que foge das narrativas cinematográficas que da literatura pop, mas sem deixar de ser uma boa peça de entretenimento que promete prender até o fim da leitura.

Onde ler?

Comentários

Veja também:

Artigos populares