#Artigo: Você sabe mesmo o que é inteligência?



Dizem que a nossa inteligência superior é o que nos separa dos animais. No entanto, mesmo sendo todos da mesma raça, a humana, existem pessoas que são mais inteligentes [ ou menos! ]. Mas você sabe realmente o que é a inteligência?

Em uma definição bem abrangente a inteligência é a capacidade de resolver problemas de qualquer complexidade. Por incrível que pareça, essa capacidade está intrínseca em muitos animais que habitam a face da terra, não só os humanos. Um animal que consegue sobreviver em ambientes inóspitos como um deserto, uma geleira ou a zona abissal de oceanos são seres que enfrentam problemas constantemente, aliás a não solução dessas tarefas propostas pode resultar na morte deles! Então use sua inteligência e pense duas vezes antes de dizer que nossos amigos animais não são inteligentes.

Mas a inteligência não é sólida, ela não é única. Uma pessoa [ou ser] inteligente não é capaz de resolver todos os tipos de problemas como se pensava nos primeiros estudos que foram feitos lá no começo do Século XX quando surgiu a psicologia. A inteligência hoje em dia é medida conforme o tipo de problema que ela é capaz de resolver. Existem inteligências dos mais variados tipos, como a espacial que ajuda o sujeito a se orientar e trabalhar com organização de objetos e semelhantes, a inteligência lógico-matemática que é a capacidade do sujeito de resolver questões usando o raciocínio lógico e/ou a matemática, temos a inteligência social que é a capacidade do sujeito interagir com as pessoas e por aí vai. Existem vários tipos de inteligência que são catalogadas e sub-catalogadas todos os dias em pesquisas.

Muita gente não sabe, mas o QI ou Quoeficiente de Inteligência, um dos testes psicológicos mais conhecidos do mundo mede apenas a inteligência lógico-matemática. É um dos testes que nos remete ao início da psicologia enquanto ciência e hoje em dia é visto com olhos tortos por alguns profissionais da área por medir apenas uma das muitas esferas da inteligência humana. Também existe, por exemplo, a inteligência emocional que pode influir em todas as outras. Ela mede a capacidade do sujeito resolver problemas sob pressão psíquica interna ou externa e pode influir em todas as outras inteligências!

Também há uma grande diferença entre inteligência e sabedoria. Como dissemos a inteligência é a capacidade de resolver problemas enquanto que a sabedoria é a experiência acumulada ao longo do tempo de vida pelo indivíduo que também pode nos ajudar muitas vezes a resolver problemas!

E então? Você é inteligente?

Comentários

Veja também:

Artigos populares