Analisando o Engajamento das Técnicas de Narrativa no Wattpad


Como eu já disse neste outro artigo, o Wattpad é uma ferramenta incrível de interação entre leitores e escritores. Aliás, uma das poucas queixas que eu tinha era do layout de edição que ao longo dos anos foi corrigido. 

No entanto, apesar de ainda ser precário, os dados estatísticos fornecidas pelo aplicativo ainda são as melhores dos sistemas de e-reading que já vi. Vou explicar pra vocês como fiz um experimento de engajamento narrativo para testar um estilo de escrita no Wattpad que deu muito certo.

OS TEXTOS ANALISADOS

Analisei as estatísticas de vários dos meus textos com estilos diferentes que vão de ficção científica como  a romances urbanos, e pequenas novelas que escrevi por lá. 

Um ponto importante: a maioria dos meus contos está escrito de forma estruturada, geralmente divididos em seis capítulos e definidos na estrutura padrão de roteiro de três atos.

OS DADOS:

Observamos principalmente os dados de "leituras completas por parte" que vê qual a porcentagem do texto daquela parte o usuário leu antes de abandar a leitura. Isso é um bom índice de engajamento, pois denota o interesse do leitor pela obra. Também analisamos quantidades de votos (tipo uma curtida do Wattpad) e de comentários.

Apesar de "O Touro de Bronze" ser o meu texto mais lido com 9 mil leituras até agora, ele vem perdendo engajamento ao longo dos capítulos.São mais de 100 partes e não coube tudo no gráfico, mas asseguro que salvo em excessões ele só cai 😥:


Minha teoria é que talvez eu não esteja conseguindo manter a tensão, o que a mesma esteja alta demais a ponto do leitor abandonar o capítulo. Outra possibilidade é que as satisfações não estejam sendo suficientes. Mas ainda assim, a variedade dos personagens e a quantidade de capítulos ainda proporciona que este seja o meu texto mais lido do Wattpad, mas talvez isso também atrapalhe o engajamento.

Já no caso do conto, "Mater Mortis" (243 Leituras | 24 votos) onde o segundo ponto de virada (ou plot point) descarrega toda a tensão acumulada ao longo da narrativa usando aquela velha fórmula básica dos manuais de roteiro, como o do famoso Syd Field. Veja o gráfico:


Agora veja bem como os gráficos do manual de roteiro exemplifica o manejo da ação (ou tensão):


E veja bem onde estão os pontos de virada do meu conto:
Espero que não tenha ficado complicado demais 😄

Mas observei esse fenômeno também em outros contos nos quais escrevo usando a estrutura de seis partes como "Os Olhos do Diabo" (846 leituras | 77 votos):


Outro conto onde dá pra ver isso também é "A Noiva do Homem Peixe" ( 7 mil leituras | 247 votos - Mas é conto destaque da categoria terror, então ignorem esses dados):

Este conto possui introdução e entreatos curtos (recortes de jornal e documentos do caso), mas ainda assim tem seis capítulos!

Em "Castelo Rá-Tim-Bum: Epílogo(Mil leituras | 62 votos) há um gigantesco reforço positivo quando o leitor entra no castelo depois de ler a introdução e conhecer os personagens, e no fim temos reforço negativo quando nos é revelada a origem triste de um dos personagens, logo o engajamento aqui se inverteu.


No entanto, o Plot Twist do final é o capítulo com mais votos do conto, além de ser 5x mais comentado que o anterior. (Sim, o leitor gosta de sofrer, né? 😔)

Mas nem sempre nós somos profissionais e precisamos fazer experimentos. Uma vez eu decidi escrever "Escorpião Amarelo e homenagear Jaspion e escrever uma pequena novela Tokusatsu que nunca revisei nem mesmo usei técnicas de escrita (além das básicas). Olha só o que aconteceu com o engajamento: ficou caduco, desobedecendo os plot points e com picos negativos de atenção dos leitores de 33%:

Detalhe: o capítulo com maior engajamento (Part 10) é um flashback que conta algo que pouco tem a ver com o problema principal da história a explorando horizontalmente.

ANALISANDO OS RESULTADOS:

No fim das contas o que eu queria mostrar é o seguinte: fazendo bom uso do manejo da tensão você consegue prender o leitor até o fim da história. No entanto, acredito que se você quiser ter mais votos e Views que é o que gera Status no site melhor continuar publicando uma história "sem fim" mesmo que ela não chegue a lugar nenhum e que você perca leitores no meio do caminho. 

Afinal de contas, a quantidade de leituras de romance é esmagadoramente maior do que a dos contos exceto a Noiva do Homem Peixe que é destaque da categoria terror e figura na página principal do site todo dia:

Pra quem não manja olhinhos são leituras, estrelinhas são votos (tipo uma curtida do wattpad).

Aliás, outro fato importante é que a amostragem desse "experimento" é meio confusa, pois pode variar dos meus pouco mais de 300 seguidores aos milhões de leitores do Wattpad.

"Então isso significa que as pessoas gostam de sofrer?"

É, basicamente sim. Brincadeira.

É bem claro que obras como Game of Thrones têm mais dinheiro e sucesso do que coisas isoladas, herméticas e bem feitas como, por exemplo, Pulp Fiction. As cifras da série giravam em torno de 1,6 Bilhões ainda em 2015 enquanto o filme de Tarantino faturou 200 milhões na bilheteria. Mas nas palavras do Alan Moore, "o público não sabe o que quer, se soubesse seria o público não o artista", Steve Jobs já disse algo parecido também.

No entanto é interessante lembrar que Pulp Fiction tem um Oscar de melhor roteiro, além de 6 outras indicações e que os contos foram publicados numa diferença de tempo muito grande: quase dois anos! Além disso tanto Tarantino quanto Martin estão nadando no dinheiro. Logo, escolha o seu estilo e vá na fé.

Gostou? Achou que faz sentido? Discorda? Comente, me siga no Wattpad

BIBLIOGRAFIA:


Comentários

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares