Quarto de despejo - Abrindo caminho para fora da probeza com a palavra.

Foto de Carolina de Jesus com olhos rabiscados em verde.

Resumo feito por Inteligência Artificial: Carolina Maria de Jesus, a escritora negra brasileira, é uma figura icônica da literatura mundial, mas pouco conhecida no Brasil. Autodidata, ela usou a palavra escrita para escapar da pobreza extrema e mudar a realidade a sua volta através do seu diário "Quarto de despejo, diário de uma favelada". Carolina foi reconhecida e publicada internacionalmente, mas teve sua genialidade questionada por críticos brancos da época. Sua história é contada em um podcast e seu livro é uma obra-prima que merece ser lida e apreciada.

Uma escritora recém descoberta por mim não sai da minha mente. Famosa mundialmente, mas esquecida pelo Brasil Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, mulher preta, que abriu seu caminho para fora da pobreza extrema através do poder da palavra escrita.

Não estudei sobre ela na escola, nunca ouvi na faculdade. Conheci por acaso, procurando áudio livros para ouvir no ônibus, o navio negreiro moderno. Ali vejo uma obra que vi mencionada em algum lugar "Quarto de despejo, diário de uma favelada". A foto que ilustrava o audiolivro era uma austera mulher negra de olhar altivo, imponente, vestida de branco como uma sacerdotisa africana.

Acabei por descobrir ouvindo a própria obra que ela, através de seu diário, mudou a realidade a sua volta. Uma erudita autodidata, seu sucesso atordoou os senhores das letras de seu tempo, homens brancos de meia-idade que até hoje comandam o mercado literário.

Foi acusada de feiticeira por ler, foi presa por, simplesmente, ser uma preta que lia um livro grosso e complicado. Nunca aceitou o lugar social que esses senhores das palavras a destinaram. Destronou o próprio "painho" Jorge Amado, tendo seu diário vendido mais do que a própria Gabriela Cravo e Canela.

Mais como foi negra e pobre, sua genialidade foi uma afronta pra sociedade da época. Fugiu de susto da favela, mas foi, aos poucos, esquecida. Cultuada por pares como Clarice Lispector, reconhecida e publicada internacionalmente, mas teve até mesmo a autoria de seus textos questionada pelos críticos da época.

Indico aqui, portanto, essa obra prima da literatura brasileira que o próprio Brasil tenta esquecer, por vergonha, por quase ter condenado um gênio a morte pela fome, pela violência policial, pelo racismo.

Ouça esse podcast onde contam toda sua história. E se puderem, leiam seu livro!

Caso você se interesse, eu acabei de publicar um livro chamado wordmEn que é sobre um jovem que usa a palavra para lidar com seus delírios e de certa forma acaba vencendo a realidade. Ao ouvir o livro de Carolina, minha mente explodiu. Alguém fez isso na vida real, e é incrivelmente belo! Se você tiver interesse em conhecer meu livro também, ele está sendo publicado DE GRAÇA no Wattpad. Está sendo publicado um capítulo por vez, toda segunda-feira:

Comentários

Veja também:

Artigos populares