O Teorema da Holografia Literária
Em O Teorema da Holografia Literária (ou Um Breve Tratado sobre Metaficção), o escritor Tiago da Silva Cabral propõe uma nova abordagem filosófico-literária sobre a natureza do texto ficcional e sua relação com a consciência da leitura e da escrita. Entre a teoria literária, a psicanálise e a metafísica, o autor formula o conceito de holografia literária, um modelo que descreve a literatura como um sistema capaz de conter e projetar a si mesmo, não como espelhamento (mise en abyme), mas como condensação dimensional do todo em suas partes.
Dialogando com teóricos como Genette, Kristeva, Forster e Foucault, Cabral revisita o campo da metaficção para propor uma ontologia do texto literário que ultrapassa o jogo intertextual e questiona os limites entre Realidade, ficção e consciência. No centro dessa reflexão estão as figuras da Pessoa-Que-Escreve e da Pessoa-Que-Lê, cujas interações criam uma dança simbólica capaz de dar “vida” ao texto, uma vida que transcende o papel, o autor e o leitor.
Resultado de uma pesquisa independente e híbrida que une filosofia, teoria da narrativa e experimentação criativa o tratado é, ao mesmo tempo, um ensaio teórico e um gesto metaficcional. O Teorema da Holografia Literária convida escritores, críticos e estudiosos a repensarem a literatura não como representação do real, mas como projeção holográfica da própria humanidade.
SOBRE O AUTOR:
Tiago da Silva Cabral é psicólogo, atuando na área de políticas públicas sociais há mais de 10 anos, além de professor e escritor independente. Foi finalista do prêmio “Vendendo Sua História” (Amazon Kindle) com a obra “ILLUMINATUS: O Touro de Bronze” apresentada na FLIP de 2018 e vencedor do prêmio Rastros de Cthulhu, promovido pela editora Retropunk com o conto “Um Sonho de Três Noites”. Também mantém um blog onde fala sobre psicologia, cultura pop e sociedade.

Comentários
Postar um comentário
Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!