Relatos de ansiedade clínica aumentam (mais) durante a pandemia

Descrição do banner: mulher cercada por palavras como ansiedade e stress escritas em ingl6es.

O Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo, ao menos era o que alegava a OMS[1] ainda em 2019, antes da maior crise sanitária que o país estava prestes a viver.

Ainda podemos acrescentar também as consequências psicológicas da pandemia que estamos vendo preocupar os profissionais de saúde mental pelo Brasil[2 e 3], que num cenário onde falta recurso para combater a própria pandemia, se pinta um cenário macabro a longo prazo para acolher não só as pessoas que forem vitimadas pela tragédia que estamos vivendo, mas também os profissionais da área de saúde.

Além disso precisamos destacar que há outras consequências práticas para as alterações no cenário social causado pela pandemia, por exemplo o aumento de violações de direitos como abuso de crianças e adolescente, para se ter um exemplo[4].

A ANSIEDADE SEGUNDO A PSICOLOGIA

Para a psicologia comportamental a ansiedade é uma resposta comportamental a um estímulo aversivo (ou pré aversivo) ao qual um comportamento de luta e fuga não é possível. Esse comportamento pode ser provocado por um estímulo físico ou verbal [5].

Ou seja, isso significa que é uma resposta automática e fisiológica a algo que nos remete a um objeto ou situação que nos causa angústia.

Num cenário social onde temos muitos estímulos aversivos, este comportamento que na psicologia ainda não foi muito bem descrito, tende ter ainda mais reforço no nosso ambiente gerando cada vez mais esses comportamentos ansiosos.

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE CLÍNICA

É importante ter em vista que nem toda ansiedade é negativa. Por exemplo, quando estamos prestes a fazer uma viagem ou qualquer outro tipo de evento que seja um reforço positivo, geralmente conseguimos controlar o comportamento ansioso tendo em vista que algo de bom vai acontecer se soubermos esperar.

Porém na ansiedade clínica, que é esta que gera queixa nas pessoas, essa ansiedade precede um estímulo aversivo, ou seja, estamos ansiosos porque aprendemos que algo de ruim vai acontecer diante de um determinado estímulo.

Existem diversas técnicas para se lidar com a ansiedade, e como bom psicólogo a primeira coisa que eu preciso dizer é que a psicoterapia é a mais eficaz e segura delas. Porém, geralmente a ansiedade clínica é um comportamento que acontece até mesmo sem a presença do estímulo aversivo. Comportamentos verbais, ou seja, até mesmo o ato de falar sobre o estímulo aversivo podem fazer com que o comportamento ansioso seja despertado em nós.

Por isso, podemos construir modos de lidar com esse comportamento, criando estratégias de controle. Uma delas é aprender a descrever nossa ansiedade, o que permite mapear os estímulos que geram este comportamento.

Na clínica psicológica, a técnica da dessensibilização sistemática também pode ter efeito relevante. Lembrando que esta técnica só pode ser aplicada por psicólogos treinados e que, apesar de podermos tentar controlar muitos comportamentos de forma saudável sem ajuda, procurar psicoterapia é sempre a saída mais segura e eficaz.

BIBLIOGRAFIA

  1. Revista Exame: "Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS".
  2. Epidemiol. Serv. Saúde "Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19"
  3. Tiago Cabral. "A pandemia vai deixar sequelas até em quem não pegou o vírus!"
  4. Tiago Cabral. "Meu parecer sobre o aumento de casos de abuso sexual na pandemia"
  5. Psicol. Reflex. Crit. vol.21. "O conceito de ansiedade na análise do comportamento"

Comentários

Veja também:

Artigos populares