40 anos de Dungeons and Dragons

Dungeons-e-Dragon

Nem só de damas e xadrez vivem os fãs de jogos de tabuleiro! Na Europa e em Países como os EUA estes jogos tem um grande público e não é de hoje. E foi baseado em jogos de tabuleiro de guerra que nasceu o RPG Dungeons And Dragons [ou D&D].  RPG é uma sigla para Role Playing Game ou "Jogo de Interpretação" onde os jogadores assumem o papel de personagens criados por eles mesmos que obedecem as regras do sistema de jogo enquanto um outro jogador chamado de mestre é o narrador da história.

D&D surgiu em 1974 nos EUA e foi chegar em 77 aqui no Brasil, criado por Gary Gygax e Dave Arneson o jogo é responsável pela popularização do estilo RPG no mundo inspirando outros sistemas como GURPS, por exemplo. Até mesmo aqui no Brasil existem sistemas de RPG como o 3D&T de Marcelo Cassaro, mas hoje em dia existem vários outros RPG's brazucas. E devemos lembrar que ele inspirou o  desenho Caverna do Dragão que segue a leva de desenhos inspirados em brinquedos, como Transformers, He-Man e outros!

Apesar de uma  fama negativa criada por boatos ignorantes e infundados, o RPG é um jogo de tabuleiro que estimula habilidades interpessoais e lógico-matemáticas já que é um jogo de interpretação que possui regras matemáticas. É também um grande estimulador da criatividade sendo adotado como exercício criativo por escritores e outros artistas. O escritor Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse já confessou em várias entrevistas que é jogador de RPG!

Aliás, meu primeiro livro, SARLACK: O Grande Dragão Verde é inspirado numa aventura de RPG que eu mestrei. Por esse e por outros motivos vamos brindar aos 40 anos de D&D, e se você não conhece o RPG está perdendo tempo, horas de diversão te aguardam!

Comentários

  1. O próprio Vin Diesel disse que muito do talento que ele conseguiu para interpretação ele adquiriu de campanhas de DD.

    Ele chegou até mesmo a dizer que adora o jogo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares