O que você ouve enquanto escreve?


Eu vi essa pergunta num grupo do Facebook sobre literatura e decidi explicitar aqui algumas das minhas técnicas de escrita.

Quando estou planejando o livro, geralmente eu faço uma playlist. Dependendo do livro eu seleciono uma música por capítulo. Em alguns deles eu coloco músicas estratégicas para determinadas cenas.
Aliás, no meu eBook ILLUMINATUS, no capítulo gratuito que vocês podem ler aqui, há duas músicas que inspiram cenas.

A primeira é a Evil Ways do Santana que ilustra o prólogo do livro, onde apresento o conceito de "illuminatus" aos leitores. E aliás a letra tem tudo a ver com cena, pois vemos um teórico de conspiração que finalmente conseguiu encontrar um Illuminatus e está diante dele cobrando respostas por seus crimes. Bom, ouça a música:

Veja um trecho da letra:

Você tem que parar com esse seu método demoníaco, baby;
antes que eu pare de amar você.

Você tem que mudar, baby,
e cada palavra que digo é verdadeira.

Você me fez correr e me esgueirar,
por toda a cidade
Correndo atrás de você,
isso não pode continuar.

 Outra cena em que utilizo uma música como inspiração é na última onde há uma tensão que vai crescendo progressivamente junto com a ação. Para isso eu utilizei um trecho da opera Peer Gynt, que aliás da nome ao eBook. A musica "the hall of the moutain king" é uma repetição constante do tema e também é usada numa cena de ação da peça onde o protagonista foge de trolls em uma caverna.

Escutem:



Ficou curioso pra saber como essas cenas ficam se você escutar as músicas enquanto lê? Experimente! Dê o play em "Evil Ways" assim que começar a ler o prólogo. E na cena final do livro, dê o play em "The Hall of Moutain King" quando o locutor anuncia a música no rádio:



Comentários

  1. Bacana isso que você escreveu, eu sempre fico imaginando o que os escritores ouvem enquanto estão produzindo mesmo! Geralmente quando eu escrevo tenho uma tendência a ouvir Mozart que é impressionante, mas ultimamente que estou fazendo mais leituras e estudos sobre o povo Celta, ando ouvindo bastante uma banda chamada Faun. Bem bacana mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares