Antologias: como e quando participar delas?


Como e quando vale a pena participar de uma antologia?

Ficou muito mais fácil publicar um livro hoje em dia.

Com isso se popularizaram as antologias, que nada mais são do que livros compostos de contos, geralmente de um tema específico, no qual participam vários autores. 

A vantagem para a editora é que esses autores ajudam a divulgar a obra, e quanto mais autores, mais divulgação e mais vendas!

Para princípio de conversa, vou pressupor que você já tenha lido o meu artigo sobre os "Ladrões Literários". Se você não leu, pare aqui, leia e depois volte.

POR QUE DEVO PARTICIPAR DE UMA ANTOLOGIA?

Muitos autores se acham capazes de escrever um romance, e alguns até são mesmo. Só que isso não é uma regra. Se você é um autor iniciante deveria fazer o que digo no eBook 5 Dicas Par Publicar Seu Livro, que é procurar concursos literários para publicar contos.

Participe da maior quantidade de antologias e concursos literários que puder! Além de um exercício de escrita, você vai divulgar o seu trabalho.

Nelas você pode adquirir contatos que irão facilitar sua publicação no futuro!

QUANDO NÃO DEVO PARTICIPAR DE UMA ANTOLOGIA?

Somando a todas as dicas que já dei no artigo sobre os Ladrões Literários segue a versão "antológica" desses golpes:

QUANDO VOCÊ PRECISA COMPRAR PARTE DA TIRAGEM;

Pode parecer vantagem, afinal de contas outras pessoas estarão fazendo o mesmo e o seu conto vai estar sendo vendido também. O problema é que isso torna a qualidade dos contos duvidosa, pois muitas editoras não estão interessadas em vender para o público, mas sim para os próprios autores. Logo quanto mais autores, mais grana.

QUANDO VOCÊ PRECISA COMPRAR UM LIVRO PRA PARTICIPAR.

Já vi editora fazer antologia sobre um universo criado pela própria. Detalhe: estamos falando de editoras pequenas que quase ninguém conhece, e já vi EXIGIREM que o participante possua o livro para se inscrever. Logo pode se tratar de uma forma de vender um livro que está encalhado. Mas, você arrisca se quiser.

QUANDO A EDITORA É MUITO PEQUENA

Se a editora foi muito nova ou muito pequena, a não ser que ofereçam um serviço editoral muito bom e sem custos, compensa mais você reunir alguns amigos e montar a sua própria antologia. Além de não ter que participar de um concurso, a maior parte dos "lucros" será sua.

QUANDO VOCÊ ESPERA GANHAR DINHEIRO COM ISSO

A maior vantagem da antologia é ter o seu trabalho divulgado por uma editora e pelos outros autores que fazem parte da antologia. Agora, se você acha que vai ganhar muito dinheiro, sinto muito lhe informar que os ganhos são quase nulos.

As próprias editoras de pequeno porte só fazem esse trabalho porque juntando várias antologias, contos e seus livros publicados eles conseguem ter um lucro bem pequeno. Se quer ganhar grana, pratique muito e procure uma editora grande.

QUANDO O LIVRO FOR LANÇADO APENAS EM VERSÃO DIGITAL.

Infelizmente o mercado brasileiro de eBooks ainda engatinha, e ainda assim, as grande editoras vêem o ramo como um concorrente desleal e fazem de tudo para "sabotá-lo". Se uma editora, mesmo que pequena, não tem grana o suficiente para bancar uma versão impressa, se pergunte se você vai querer ter os direitos autorais de um material seu nas mãos desses caras por alguns anos.

CONCLUSÃO:

Esta é a minha experiência pessoal. Não é regra nem lei. Na verdade quem vai ter que julgar se vale a pena ou não é o autor.

Para isso leia com atenção os editais, regras e contratos a que estiver sujeito quando for participar de uma antologia. Mas sem dúvida, quando feita de uma forma justa, as antologias são uma grande chance para novos autores divulgarem o seu trabalho!

Boa sorte!

Comentários

  1. Thiago, tudo bem? eu poderia enviar algumas crônicas para saber se têm chances de serem publicadas em uma antologia?
    Estou à procura de um curso de escrita criativa para aprender técnicas, aprimorar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana. Obrigado por comentar!

      Infelizmente eu não tenho tempo hábil para fazer esse tipo de trabalho. Mas existem profissionais que o fazem! Pesquise que você vai encontrá-los.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Delano
    Thiago, tudo bem? Quando sairá a próxima antologia?
    Quero publicar meus textos. Resposta para: m.delano@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delano. Obrigado por comentar. Mas eu não tenho essa informação e atualmente não trabalho com nenhuma editora.
      boa sorte!

      Excluir
  3. Tiago e se a editora for pequena, cobrar um pequeno valor caso você seja selecionado para compor o livro, e deixar claro no edital que não haverá recebimento monetário de direito autoral? É normal isso? Pagarmos uma quantia para publicar o conto numa antologia e não ter nenhum direito autoral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo vários editais nesse modelo com projetos inclusive lançados no Catarse, então estou na dúvida se existe mesmo vantagem para o escritor. O papel da editora seria só selecionar os contos e criar o projeto de financiamento, e ainda reteria todos os lucros?

      Excluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares