Os segredos do sucesso de House of Cards


A gente pode citar dezenas de motivos para falar que uma série que gostamos é boa. Mas, no caso de House of Cards produzida pelo Netflix, há alguns motivos que são extremamente especiais, isso porque tais motivos sinalizam uma mudança no mercado do entretenimento: o fim do monopólio da TV!

Mas vamos entender isso melhor:

A CULPA (TAMBÉM) É DO NETFLIX.

O Neflix não mudou a forma de consumirmos histórias, mas é apenas um expoente dessa mudança.

Houve uma época em que o mercado de séries era algo bem fechado, digo, não que seja ago fácil hoje em dia, mas com a queda vertical da audiência das emissoras, da perda da influência delas e com a migração em massa dos expectadores para a internet, ficou-se mais fácil de produzir conteúdo de nicho.

Antigamente a TV ditava o que o expectador deveria assistir, hoje em dia ele para na frente da TV e escolhe o que vai ver e com a abertura da mídia ficou muito mais fácil se tornar um produtor de conteúdo.

Daí você pega um caminhão de dinheiro e oferece uma mídia completamente interativa, ditada pelo expectador e não pelos produtores e você tem sucessos como House of Cards.

NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM, EU SEI,


afinal de contas, Kevin Spacey, os direitos de um livro (aliás pra quem não sabe, sim, a série é inspirada num livro saiba mais aqui) e um caminhão de dinheiro do Netflix não caem no colo de qualquer zé mané do dia pra noite.

No entanto, o simples fato desta história estar fora do controle dos grandes estúdios já é uma coisa impressionante!

LIBERDADE ARTÍSTICA

Outra coisa que é facilitada por este novo "formato de consumir histórias" é a liberdade de trabalho que roteiristas e produtores têm.

Artistas adoram quebrar paradigmas, criar o novo, criticar a sociedade, dar socos no estômago da audiência. No entanto, com a industrialização da arte, muitas vezes isso não é permitido (na verdade, na grande maioria das vezes!).


Esse novo formato de consumo pode possibilitar que esta série seja a primeira de uma nova era do entretenimento!

Kevin Spacey ficou tão "solto" que ganhou o Globo de Ouro.

E FUTURO?

Será que no futuro produtores independentes serão financiados pelos grandes estúdios? Será que as mídias independentes irão fatiar mais ainda o mercado fazendo com que ele se torne cada vez mais voltado para os nichos?

Ou será que o estúdios irão se adaptar a esta nova realidade e manter sua soberania?

Defenda aí nos comentários o que você acredita!

Comentários

Veja também:

Artigos populares