O desafio de escrever o fim de um romance


Pra quem não sabe, segundo os meus planos faltam 2 capítulos para eu terminar de escrever o meu romance ILLUMINATUS: A Nova Ordem Mundial que já está com algumas centenas de páginas. Como é o meu primeiro romance, ando sentindo uma certa dificuldade para dar um fim a coisa. Mas por que um romance é diferente?

A DIFERENÇA ENTRE CONTO, NOVELA E ROMANCE.

Romances são histórias longas que muitas vezes contam com mais de um protagonista, ou seja, descrevem a história de vários pontos de vista. Isso o difere das novelas, que, apesar de poderem ter mais de um personagem são narrados com um ponto de vista mais engessado e geralmente são mais curtos. Sobre os contos, não é preciso explicar que é a forma mais curta de se contar uma história.

Mas tudo pode variar.

POR QUE O ROMANCE É MAIS DIFÍCIL?

Além da extensão da história que geralmente é muito mais complexa por precisar ser narrada de vários pontos de vista, um romance é como um grande tecido que precisa ter seus fios bem entrelaçados para que juntos forme uma entidade maior: a narrativa. Tendo vários protagonistas e vários ângulos narrativos é muito mais fácil deixar furos no enredo.

A TENTAÇÃO DA CONTINUAÇÃO.

Algumas pessoas já chegaram a sugerir que eu fizesse uma série de livros de ILLUMINATUS. Eu acho a ideia extremamente cansativa, pois já publiquei este livro em partes, mas acredito que ter um final é parte de um desafio que eu mesmo me propus. Não que eu venha a negar qualquer possibilidade de uma continuação, mas eu prefiro a ideia de ter uma conclusão para esta história no momento. 

O que vai vir depois é outra história ;)

Comentários

Veja também:

Artigos populares