Por que falta tanto bom-senso?

O bom-senso é um comportamento esperado de uma pessoa devidamente adaptada a sociedade. Uma forma de pensamento óbvia esperada em situações de conflito ou na resolução de algum problema. Muitas brigas, discussões de internet e até mesmo crimes poderiam ser evitados se as pessoas tivessem mais do tal "bom-senso". Mas por que ele falta tanto ultimamente?

Não podemos esperar receber das pessoas aquilo que elas nunca tiveram.

É isso mesmo. A maioria das pessoas nunca recebeu uma educação formal, seja ela escolar ou mesmo social dentro de suas casas. O Brasileiro médio nasce com tudo faltando, desde acesso a serviços básicos como saúde e educação até mesmo a mais simples orientação.

Hoje em dia discutimos temas complexos como o feminismo ou mesmo política com pessoas que mal foram escolarizadas!

A escola pública está um caos, e vivemos num país onde a maioria da população não tem acesso a informação porque, muitas vezes, não sabe que ela existe! Não adianta apresentar o Google para o cidadão que não sabe o que procurar ou muitas vezes não quer achar porque não tem arcabouço teórico básico para aprender!

Além disso é difícil "ensinar" alguém que está indisposto a aprender!

Muitas vezes, principalmente nas "discussões de internet", ninguém está disposto a aprender ideias novas. Mudar de opinião então, nem pensar! Geralmente esse espaço é usado para afirmar conceitos já solidificados da cabeça do sujeito, e, no máximo, encontrar seus iguais.

Portanto, a não ser que alguém te peça a sua opinião, não vale a pena expô-la fora do seu próprio perfil o página!

E isso é um comportamento de "bom-senso", afinal de contas, além de incomodar alguém que não está disposto a colocar suas ideias em xeque, você pode conseguir inimizades. No entanto, se alguém quiser dialogar e realmente "trocar" ideias, se esforce e mostre tudo que sabe para aquela pessoa.

Mas isso é bem difícil de acontecer...

Comentários

Veja também:

Artigos populares