Por que os bancários fazem greve todo ano?


Já reparou que no nosso país, pelo menos nos últimos 10 anos, há greve dos bancários todo ano? Pra mim isso é um sinal claro de nós trabalhadores deveríamos ficar mais espertos. Sabe por quê? É o que eu vou explicar neste artigo.

Quem trabalha em banco entende o mínimo de economia.

Mesmo na mais simples das funções o empregado do banco sabe como a economia funciona, isso porque, afinal de contas, seu trabalho é mexer com dinheiro. E quando falamos de inflação, de crise financeira e assuntos relacionados quem trabalha em banco tem que ficar de orelha em pé, afinal de contas isso afeta diretamente o seu dia-a-dia.

Além disso, esse ano foram anunciados lucros exorbitantes nos bancos brasileiros.

Com a crise os juros aumentam e os Bancos acabam emprestando muito dinheiro, seja pro governo ou para as pessoas comuns. Não é atoa que o Itaú, por exemplo, anunciou recordes históricos de lucro neste ano.

Quando a inflação sobe e o salário não acompanha, você passa a ganhar menos!

Uma das grandes reivindicações dos bancários é o aumento salarial... Ou seria "correção"? Muitas vezes, mesmo lucrando muito os bancos propõem reajustes salariais abaixo da inflação! Isso significa que, como eu já expliquei nesse artigo, o funcionário passa a ganhar menos quando não tem aumento!

O "abiguinho" que fez esse post está equivocado!

Então quer dizer que não devemos criticar os bancários e sim nos juntar a eles?

Exatamente! A única moeda de troca do trabalhador é a mão de obra! Se a mão de obra é desvalorizada, a classe trabalhadora como um todo sofre sendo cada vez mais explorada. Mas pra lutar pelo seus direitos os trabalhadores precisam ser bem sindicalizados... Mas isso é uma conversa pra outro artigo! ;)

Comentários

Veja também:

Artigos populares