Privatizar é ruim?

Recentemente foi anunciado um pacote de privatizações pelo governo Temer e muita gente está de orelha em pé, e deve ficar mesmo. Mas será que a privatização é ruim pro país?

Os governos populistas que passaram pela administração do país deixaram um estado inchado que decididamente precisa ser auditado.

O grande problema da administração estatal ás vezes se esquece que num mundo capitalista as empresas precisam gerar lucro. O estado quer gerar empregos, avanços tecnológicos, bem-estar social, o que é muito nobre, mas o que acontece é que, se a empresa não gerar lucro vai quebrar!


É senso comum que o que setor privado quer o lucro acima de tudo, e pra isso vai investir no funcionamento otimizado das empresas que passarem pelo processo de privatização. Tudo isso é muito bonito e eficiente no mundo das ideias, porém,

precisamos saber se a administração privada vai obter dinheiro do mercado ou do governo.

Estamos cansados de ver empresas privadas cujo lucro vem de "esquemas" onde se rouba dinheiro do governo. Muito do que se falou da construção dos estádios da copa girou em torno disso.

Empresas precisam gerar capital! Se a forma de ganhar dinheiro for pegando do governo, como é o caso dos escândalos que vemos por aí, talvez privatizar não seja uma boa ideia.
Mas se o processo tiver como objetivo otimizar o funcionamento da empresa e assim gerar lucro e movimentar a economia, aí a privatização pode ser uma coisa boa. 

Mas precisamos ficar de olho, e duvidar três vezes das "boas intenções" deste governo antes de aceitar os "sacrifícios" impostos em busca de uma melhora na economia.

O que você acha? Comenta aí!

Comentários

Veja também:

Artigos populares