É possível fazer terapia online?


AVISO: este artigo se refere apenas a resolução do Conselho Federal de Psicologia de número 11/2012. Se você quiser informações atualizadas confira este artigo.

Recentemente houve uma polêmica envolvendo um aplicativo chamado "Fala Freud" onde as pessoas poderiam pagar uma mensalidade de R$299 para fazer terapia online. Muito se discutiu sobre a ética do serviço e algumas pessoas chegaram até mesmo a comparar o serviço com o site Frooid.com uma espécie de rede social onde pessoas se ajudam mutuamente (de graça). Mas a pergunta que fica é:

EXISTE TERAPIA ONLINE?

A resposta é simples: não.

Terapia online só pode ser praticada para fins de pesquisa desde que siga regras específicas.

Mas desde 2012 o Conselho Federal de Psicologia permite que o psicólogo realize alguns tipos de atendimento online como:

  • Orientação (um atendimento breve que só pode durar 20 sessões).
  • A primeira entrevista de um processo seletivo.
  • Aplicação de testes voltados para o atendimento Online.
  • Supervisão do trabalho de outros psicólogos.
  • Atendimentos de clientes que façam terapia, mas estejam, por exemplo, viajando.

O CASO DO APLICATIVO "FALA FREUD"

O aplicativo que ficou conhecido como "o WhatsApp da terapia" chegou a ter a aprovação do conselho de psicologia, no entanto, após não cumprir as modificações impostas pelo órgão foi caçado e encontra-se atualmente irregular. O conselho ainda lançou uma nota alertando que todos os profissionais que vincularem seus trabalhos a este aplicativo podem ter ser registro caçado.

FONTES:

Comentários

  1. A rede social frooid.com é bem legal. Já passei algumas horas trocando experiencias de vida com outras pessoas.Vale a pena conhecer melhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares