Pra que serve a psicoterapia?

Descrição da imagem: ilustração de duas pessoas negras conversando.

Apesar de a mente ser um assunto discutido desde a antiguidade, a psicologia é uma prática científica relativamente nova. Portanto é completamente normal que algumas pessoas desconheçam sua verdadeira natureza. O que não é vergonha nenhuma, afinal de contas a vida é um aprendizado contínuo.

Por isso, dentro da minha experiência enquanto psicólogo decidi elaborar esse artigo elucidando de forma didática quais os efeitos esperados de uma psicoterapia ao responder as perguntas mais frequentes que eu vejo na minha prática profissional:

PSICOTERAPIA É COISA DE GENTE LOUCA?

Se por "louco" estivermos nos referindo a pessoas que sejam diagnosticadas com transtornos mentais graves, é seguro dizer que a psicoterapia, apesar de também se aplicar a estas pessoas, não é uma prática terapêutica exclusiva de quem tem transtornos mentais.

Pessoas ditas "normais" podem e devem fazer psicoterapia. Aliás, na maioria das vezes, a psicoterapia é ideal para pessoas sem transtorno algum ou com transtornos leves, visto que pessoas que sofram de transtornos psiquiátricos graves também precisam ser acompanhadas por psiquiatras, neurologistas e outros profissionais.

FAZER PSICOTERAPIA DEMONSTRA FRAQUEZA DE CARÁTER?

Muito pelo contrário.

Muitas vezes o sofrimento da pessoa é tão grande que ela não é capaz nem mesmo de procurar ajuda. Para chegar a procurar ajuda especializada é necessário sabedoria e coragem, pois a pessoa que procura ajuda tem em mente que nós não somos de ferro e que existem problemas que não podemos resolver sozinhos, ou que podem ser resolvidos de forma muito mais eficaz se recebermos ajuda.

Aliás, a psicoterapia é muito indicada para psicólogos e estudantes de psicologia tendo em vista a carga emocional que os mesmos sofrem em suas profissões.

SE EU TIVER ALGUÉM COM QUEM ME ABRIR NÃO PRECISO DE PSICOTERAPIA?

Geralmente quando a pessoa se pergunta se precisa de psicoterapia isso já é um bom sinal para procurar atendimento especializado. E é importante destacar essa palavra "especializado". O atendimento realizado por profissionais de psicologia é qualificado, obedece técnicas que foram pesquisadas por anos além do profissional ter passado por treinamento ele também precisa respeitar o código de ética que inclui regras como o sigilo e a imparcialidade.

Por mais confortante e sábios que possam ser os conselhos de um amigo, um profissional sempre vai estar melhor qualificado para lhe ajudar.

MAS É VERDADE QUE A PSICOTERAPIA PODE DURAR ANOS?

Isso depende de um número muito grande de fatores. Da mesma forma que existem doenças do corpo que precisam de tratamento pro resto da vida, também existem males da mente que precisarão de mais tempo ou até mesmo acompanhamento pro resto da vida.

Mas isso não é garantia de que todo mundo precisa fazer anos de terapia para resolver suas questões. No entanto só é possível responder isso com precisão ao se fazer uma avaliação.

QUE RESULTADOS POSSO ESPERAR DE UMA PSICOTERAPIA?

Convencido a fazer terapia? Agora precisamos saber quais são os benefícios esperados dessa atitude corajosa:
  • Você vai se conhecer melhor e aprender quais são suas qualidades e defeitos e seus limites.
  • Vai ter mais controle sobre si mesmo, e vai saber perder esse controle quando for preciso ;)
  • Vai ser uma pessoa que se respeita mais, e valoriza as coisas que lhe fazem bem.
  • Vai se tornar uma pessoa que sabe administrar a ansiedade, tristeza e outros conflitos internos e externos.
Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Comentários

Veja também:

Artigos populares