[Resenha] Nise - O Coração da Loucura


Nise: O Coração da Loucura (2015) é um filme brasileiro que conta a história da psiquiatra Nise da Silveira, uma conhecida dos estudantes de psiquiatria e psicologia por ter sido uma das responsáveis pela humanização do tratamento de pessoas acometidas com transtornos mentais.

Protagonizado por ninguém menos que Glória Pires, a história nos leva pelas dificuldades enfrentadas pela psiquiatra para oferecer dignidade no tratamento de seus pacientes, que no filme faz questão de chamar de "clientes", como preconizam várias abordagens terapêuticas da psicologia.

Esses obstáculos são a burocracia e até mesmo outros profissionais de psiquiatria que se mostram resistentes com o método empregado pela médica. No entanto, a progressão dos personagens e as histórias que vão se revelando aos poucos cativam o espectador nos levando pela história de forma suave.

O longa, que na verdade pra mim pareceu bem "curto" tem este único defeito: condensar uma história tão densa em menos de duas horas de projeção o que talvez simplifique demais a importância dessa personagem histórica.

Observação: este filme, apesar de recente, já se tornou obrigatório para quem se interessa por psicologia!

Comentários

Veja também:

Artigos populares