Conhecendo o Instituto Ackerman Para Famílias em Nova York


Recentemente estive em Nova York e tive a oportunidade de conhecer um instituto tradicional na cidade que forma profissionais em terapia familiar. Fui recebido pelo CEO deles, Lois Braverman, que também se mostrou muito interessada no trabalho que realizo aqui no Brasil com crianças vítimas de violência e população em situação de rua.

FORMANDO PROFISSIONAIS EM TERAPIA DE FAMÍLIA

O instituto oferece cursos de extensão, workshops e pós-graduação para psicólogos, psiquiatras e profissionais da área social como assistentes sociais focados na área de terapia familiar com prática supervisionada. Para tal fim, o instituto ainda oferece atendimento gratuito a população.

ATENDIMENTOS GRATUITOS COM FINS DE PESQUISA

Tais atendimentos são supervisionados através de um espelho falso, onde o orientador pode se comunicar com o profissional que faz o atendimento familiar através de um telefone. Mas o ponto que me chamou atenção foi que todas as sessões são gravadas podendo ser objeto de estudo. Importante ressaltar que todos os participantes desse processo têm ciência de que as sessões estão sendo supervisionadas e gravadas. A instituição não recebe nenhuma forma de ajuda do governo.

PROFISSIONAIS AMERICANOS TAMBÉM SÃO FORMADOS COM FOCO NA CLÍNICA, ALEGA A CEO.

Lois relatou que, assim como no Brasil, os cursos superiores nos EUA focam muito na clínica e não preparam profissionais para atendimentos como o de família, assim como a área social em geral. Aqui no Brasil também há artigos que se queixam da pouca formação que o profissional de psicologia recebe dentro desta área que é uma das que mais emprega profissionais de psicologia. Segundo o CFP, a área social já é o segundo maior empregador de psicólogos do país.

Comentários

Veja também:

Artigos populares