Por que coaching da novela O Outro Lado do Paraíso está errado?


Nos últimos dias muito se discutiu sobre o personagem Coach que apareceu na novela "O Outro Lado do Paraíso" (2017- atual). Mas por que se falou tanto disso? Será que a psicologia é contra o Coach? Será que toda técnica ou profissional de coach é confiável? Estas são algumas das polêmicas que iremos discutir nesta postagem.

Pra começo de conversa, o Coaching (sério) não é aquilo que você viu na novela.

Na novela, alegadamente o profissional que atende a personagem aplica o Coach para ajudar a mesma a resolver traumas do seu passado, o que não é uma prática reconhecida pelas associações de coaching, e nem pelas escolas sérias.

O Coaching é uma prática que remonta meados do século passado quando um tenista chamado Timothy Gallway decidiu usar técnicas de motivação geralmente aplicadas a atletas de alta performance com profissionais de outras áreas.

Apesar de fazer uma comparação com a etimologia da palavra coach - que seria literalmente "cocheiro", ou a pessoa que conduz uma carruagem...

... no mundo moderno esse termo é usado para nomear um treinador como aqueles dos esportes.

A onda chegou com força no mundo corporativo, geralmente focada na motivação para melhoria desempenho de profissionais executivos ou mesmo no planejamento e ascensão de carreira. 

No entanto, atualmente existem várias vertentes desta técnica. Existe coaching para passar no vestibular ou em concurso, coaching para arrumar emprego e até mesmo coaching para emagrecer.

E agora existe o perigoso coaching "pessoal" ou coaching "de vida" que seria o mais parecido com o que temos na novela, e que concorre, mesmo que "sem querer" com a terapia.

O coaching muitas vezes se vale de técnicas da psicologia, da experiência pessoal do treinador e de outros artifícios.

Eu pessoalmente considero útil o coaching feito para as áreas de educação e, é claro, para o meio corporativo, já que muitas vezes o profissional que executa essa técnica carrega consigo muito mais do que apenas um "curso" de Coaching, mas também sua experiência pessoal dentro da área em que deseja treinar os seus clientes.

Porém dentro da área motivacional a psicologia possui ferramentas muito mais eficazes.

Existe uma febre de profissionais que tem em sua bagagem apenas o curso de coach. Por mais que hajam muitos cursos sérios e com conteúdo adequado, o profissional de psicologia é treinado por cinco anos para executar a psicoterapia que é uma ferramenta capaz de ajudar o sujeito a reformular muito mais áreas da sua vida do que apenas sua carreira.

Penso que o aconselhamento com um profissional mais experiente e bem sucedido da área em que você quer seguir é válido até mesmo para psicólogos, mas pessoas que são apenas formadas em coaching, e não tem bagagem alguma para te orientar na área desejada tem muito menos a oferecer do que um profissional de psicologia.

Afinal de contas, muitas das técnicas de motivação do coaching são obtidas ou mesmo inspiradas pelos instrumentos teóricos da psicologia.

E se for pra se submeter a técnicas psicológicas é mais seguro que elas sejam aplicadas por psicólogos.

Porém eu mesmo conheço profissionais de psicologia que, apesar de cursarem cinco anos de universidade, fazerem extensivos estágios, treinamentos, e práticas de laboratório ainda assim se submetem aos, muitas vezes, caríssimos cursos de coaching isso para poder oferecer uma suposta cura rápida e poder fazer promessas aos seus clientes, que muitas vezes não podem ser cumpridas.

Isso por que muitas vezes o profissional de psicologia se sente desvalorizado.

Nas cidades do interior e até mesmo nas capitais, o psicólogo se vê sujeitado a uma concorrência desleal, seja por profissionais de coaching mal intencionados, ou mesmo por curandeiros, terapeutas alternativos com abordagens esotéricas que cobram menos e prometem mais do que é possível entregar. 

Fora os baixos salários e descaso criado pelo desconhecimento da psicologia que é uma ciência relativamente nova.

Porém, apelar para práticas não reconhecidas e de ética duvidável só vai piorar este problema.

Se a psicologia quer ser mais valorizada, seus profissionais precisam divulgar melhor seu trabalho, e explicar ao público por que confiar num profissional ético que se vale de técnicas já reconhecidas pela comunidade internacional de saúde e avaliadas pelas ciência é mais seguro do que se submeter a práticas que prometem falácias como "maior rapidez" e "resultados supostamente garantidos".

Como já foi dito acima, o coaching sério existe e há profissionais competentes executando-o com ética e seriedade.

Não é atoa que instituições como a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) repudiaram o que foi exibido na novela.

No entanto, estamos num país livre e, na minha opinião, cabe a ninguém menos que o cliente escolher qual tipo de serviço ele quer se submeter: o rápido e duvidoso, ou o mais demorado e confiável. 

A parte que cabe a nós profissionais éticos oferecer informação transparente sobre as nossas práticas e não nos desesperar em busca clientes a qualquer custo, como fazem os psicólogos que se envolvem com religião e outras práticas que não deveriam estar associadas a profissionais éticos.

Comentários

Veja também:

Artigos populares