Estamos enloquecendo? Não. O Brasil ainda faz sentido!


Discordo de quem diz que o Brasil está uma loucura. Na verdade se olharmos de ponto de vista sócio histórico tudo que está acontecendo rima com a fundação do nosso país e a forma como sua sociedade se estruturou. Vou explicar:
Pra ter uma visão clara precisamos entender um pouco da dinâmica dos grupos que é um conceito estudado pela psicologia social que nada tem a ver com aquelas atividades feitas em grupos de jovens da igreja ou naquelas técnicas de entrevista de emprego, mas de como grupos funcionam.

Pra gente ter um grupo precisamos de um conjunto de indivíduos com objetivos em comum e características em comum. Boa parte da afirmação da identidade desses grupos está em dizer quem é de fora, e delimitar muito bem isso.

Sociedades, assim como pequenos grupos também carregam essas características. Seja a forma de se vestir, traços físicos, sociais e até mesmo culturais.

E aí a gente tem uma nação que de uma hora pra outra juntou culturas tão distintas. Algumas inclusive contra sua vontade.

No entanto é interessante notar que na colonização do Brasil sempre existiu uma hierarquia social e cultural. A Europa sempre foi o centro hegemônico do poder, riqueza, cultura e até mesmo educação. E isso sempre foi imposto na estrutura social do nosso país.


Isso não é nenhuma novidade na história do mundo. Grandes civilizações sempre impuseram sua cultura sobre os povos que dominaram. Porém nas grandes navegações isso foi feito com uma dimensão nunca antes vista!

Os vetores de pressão social também se intensificaram exponencialmente chegando inclusive naquele que eu considero o maior crime contra humanidade: a escravidão do povo negro. A hierarquia social nunca foi tão intensa e cruel.

Mas, como se afirma, a evolução do ser humano não é apenas biológica, mas também social. Evoluímos cooperando e acumulando informação e a capacidade de processá-la e claro que isso tem efeitos avassaladores na cultura e na sociedade.

E nos últimos anos a tecnologia, o conhecimento e outras revoluções culturais têm abalado as estruturas sociais questionando esta hierarquia social,

dando ciência de crimes históricos e igualando em importância características sociais e culturais que antes eram segregadas.

Obviamente, os grupos sociais que detém o poder, ou mesmo apenas uma posição de destaque nessa hierarquia sócio cultural se sentirão "prejudicados" por ter o seu local preestabelecido questionado e farão de tudo pra que isso não mude.

Comentários

Veja também:

Artigos populares