Os perigos do Tik Tok


Entrei pra rede social do momento e vi vários gatilhos comportamentais que podem tornar essa rede mais perigosa do que o WhatsApp, principalmente para crianças e adolescentes.

O QUE É:

o Tik Tok é uma rede social baseada em vídeos que surgiu na China em 2016. Se baseia no compartilhamento de vídeos curtos como memes, ou mesmo a reinterpretação desses memes em novos vídeos, performances de música ou lip sync (fingir que canta uma música).

O PÚBLICO ALVO:

A empresa alega que têm públicos de todas as gerações, mas a rede teria predominantemente pessoas da geração Z, ou seja, de 16 a 24 anos, e até mesmo crianças, que na teoria não são permitidas no aplicativo cuja idade mínima é de 13 anos.

POLÍTICA:

Assim como outras redes, o Tik Tok trabalha com algoritmos e não é difícil você se ver preso num ciclo de vídeos sobre o mesmo tema. E, não é difícil achar vídeos de política ou de ódio por lá!

O PROBLEMA:

Diferente do WhatsApp, as publicações têm um alcance enorme chegando aos milhões e se espalham muito rápido devido a facilidade de consumo dos vídeos curtos memefcados.

CONDICIONAMENTO OPERANTE:

Utilizada pela psicologia comportamental o condicionamento operante é uma técnica onde você gera comportamentos numa pessoa através de reforços positivos toda vez que aquela pessoa executa o comportamento desejado por vontade própria.

O algoritmo desta rede social te prende num ciclo de tema, onde quanto mais você curte, mais ele te mostra vídeos. Fora que o formato dos memes do Tik Tok é algo que eu nunca vi antes. Para vocês terem ideia é possível consumir por horas sem nem ter uma conta na rede!

O algoritmo simplesmente se adapta aos vídeos (e aparentemente) ao tempo que você ficou num vídeo de determinado tema e te mostra vídeos semelhantes logo em seguida. Você nem precisa seguir ninguém!

Fora que devido aos temas simples e rápidos fica muito fácil você "rejeitar" um conteúdo do qual não gosta, instruindo a IA com muita rapidez.

Essa discussão foi iniciada no Twitter. Confira o link acima para ver o que outras pessoas disseram sobre o assunto!

SEM ESCRÚPULOS COM DIREITOS AUTORAIS:

Ao contrário de redes como o YouTube e Facebook, no Tik Tok você pode subir vídeos de qualquer coisa, além disso também pode baixar os vídeos e reproduzi-los a qualquer hora, inclusive fora da rede, mas com o logo do Tik Tok.

CONCLUSÃO:

O #TikTok é uma rede com muito mais facilidade de compartilhamento, que afeta um público jovem em desenvolvimento e que oferece muito mais oportunidade de conteúdo e portanto de viralização sendo um potencial para qualquer tipo de mensagem e isso é perigoso!

Não estamos aqui alegando que a rede deve ser censurada ou coisa do tipo, mas é no mínimo um fenômeno que deve ter seus impactos sociais e culturais estudados!


Comentários

Veja também:

Artigos populares