Psicoterapia online é pior do que presencial?

 

Descrição da imagem: mulher negra fazendo anotações diante de um notebook.
Qual é melhor? Psicoterapia online ou a presencial ao-vivo e a cores, olho no olho? Este artigo visa tirar algumas dúvidas e destruir alguns mitos em relação ao uso da tecnologia em processos psicoterapêuticos.

O QUE É A PSICOTERAPIA ONLINE?

O atendimento psicológico online nada mais é do que um atendimento realizado por via de dispositivos eletrônicos seja numa plataforma desenvolvida exclusivamente pra isso ou através das redes sociais, por exemplo.

O QUE O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA DIZ DISSO?

Até 2012 o atendimento remoto não era permitido, salvo exceções. Porém nesse ano o CFP liberou o atendimento online na forma de consultas pontuais. Isso significa que você poderia se consultar de forma breve com um psicólogo, mas não poderia fazer um acompanhamento mais complexo como uma psicoterapia.

EM 2018 A PSICOTERAPIA ONLINE FOI LIBERADA

A partir de 2018, o Conselho Federal de Psicologia lançou a resolução  nº 11 de 2018 que permitia que os psicólogos realizassem quase todos os tipos de atendimento online. Porém proibia o atendimento de casos graves, ou casos de violação de direitos como violência e outros que são atendidos em órgãos públicos geralmente especializados nisso.

No entanto, para realizar esse atendimento o profissional de psicologia precisava fazer um cadastro e ter um site ou plataforma online de atendimento que precisava ser aprovada pelo Conselho através de um processo que era feito anualmente.

NA PANDEMIA DE COVID19

Porém em 2020 com a pandemia a necessidade de expandir o atendimento online devido ao isolamento social se tornou imperativa, e o conselho liberou o atendimento psicológico em quase todos os seus aspectos para ser realizado inclusive sem a necessidade de cadastro. Porém esta medida vale apenas enquanto durar a pandemia.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E OUTROS PROCESSOS

A dúvida mais frequente é sobre avaliação psicológica e outros processos como seleção de pessoas (RH) que possuem procedimentos específicos a serem seguidos.

O que pouca gente sabe é que já existem testes psicológicos desenvolvidos especificamente para o atendimento psicológico online, ou seja, testes que foram feitos para se aplicar no ambiente virtual!

Isso no entanto só ratifica ainda mais que testes e outros procedimentos que não foram feitos para o ambiente virtual não podem ser usados num atendimento online. Lembrando que o psicólogo precisa ter capacitação para aplicar qualquer tipo de ferramenta de intervenção psicológica.

MAS ATENDIMENTO PRESENCIAL AINDA É MELHOR?

Não existe uma resposta fácil para esta pergunta.

Os pesquisadores em psicologia afirmam que o atendimento online tem os mesmos efeitos do atendimento presencial. Porém, algumas pessoas ainda não se sentem confortáveis em falar de seus sentimentos usando o computador ou o celular.

Há também aquelas pessoas que não tem habilidade para usar a tecnologia, sendo essa dificuldade um impedimento para o atendimento online. Portanto, vai depender do cliente/paciente/analisando a decisão de fazer o atendimento ou não.

Ah, claro. Lembrando que também existe a resistência de alguns profissionais de psicologia pelos mesmos motivos citados. Ou seja, também depende da capacidade de se adaptar do profissional, bem como treinamento e arcabouço teórico para fazer o atendimento online.

Porém é interessante destacar que a nossa vida está se tornando cada vez mais online. Trabalhamos pelo WhatsApp, fazemos reuniões pela Webcam, até mesmo aprendemos a matar a saudade de pessoas que estão mais distantes usando as redes sociais. Portanto, é necessário destacar que com o isolamento social cada vez mais as pessoas estão se acostumando a se comunicar por dispositivos eletrônicos. Além disso as facilidades que são oferecidas pelo atendimento online como, por exemplo, a não necessidade de deslocamento, não ter que aguardar numa sala de espera ou outros podem superar a dificuldade de lidar com um dispositivo eletrônico.

QUERO EXPERIMENTAR!

Gostaria de tentar uma sessão de psicoterapia online? Eu mesmo ofereço esses serviços na minha clínica VERBALIZAR, que é habilitada pelo CFP desde 2018! Saiba mais no link abaixo:

Comentários

Veja também:

Artigos populares