Os perigos da cisão entre tecnologias materiais e sociais

 

Talvez o maior problema dos nossos tempos seja que evoluímos de forma incrível no espectro tecnológico material enquanto deixamos as tecnologias sociais abandonadas, e logo elas foram apossadas por pessoas com interesses egoístas e pouco sábios.

O texto que você está lendo foi publicado originalmente no Twitter. Se você quiser acompanhar a discussão em tempo real é só seguir o link abaixo:

Isso porque a evolução humana se deu de forma social nos últimos milhares de anos. 

Aprendemos a acumular e transmitir conhecimento. Mas a medida que ele foi se tornando cada vez mais objetivo (material) deixamos a interação de quem instrumentaliza esses saberes em segundo plano.

Não estamos dizendo aqui que o conhecimento científico não seja feito em comunidade, mas infelizmente existem bolhas de conhecimento que se fecham em si criando um abismo que separa as pessoas comuns dessas ferramentas materiais e cognitivas.

Além disso, deixamos tecnologias sociais como religião, estado e outros sem regulação de modo que elas passaram a ser instrumentalizadas de forma política por pessoas que só querem acumular poder.

Fora que esta separação entre conhecimento e sociedade acaba por criar uma sombra sobre a realidade social, 

que por sua vez cria problemas inexistentes no campo físico, mas com impactos viscerais pra quem presencia estes fatos.

Um exemplo é a desigualdade social que, se olharmos de um ponto de vista lógico material, é algo que não deveria existir, Mas acontece porque agimos como se houvesse uma fronteira entre conhecimento e sociedade - isso quando essas fronteiras não são erguidas de forma  proposital.

A solução para o fim desse problema pra mim é desconhecido, porém precisamos entender que a crise que vivemos no planeta nesse momento e que é regida em parte por essa cisão que descrevi pode inviabilizar nossa existência na terra. Então, por isso precisamos nos mobilizar.

Comentários

Veja também:

Artigos populares