Por que o autoritarismo não gosta das ciências humanas?

Não é raro ver governos autoritários tentando intervir na educação, principalmente no sentido de suprimir o ensino de matérias facadas em ciências humanas como história, sociologia, artes, e talvez não seja muito difícil entender o por quê. 

Importante ressaltar que já existe culturalmente uma falsa hierarquia entre as ciências exatas ou naturais (que não necessariamente são exatas) e as ciências que estudam pessoas.

Por que sim, é isso que as ciências humanas são. Elas não estudam a natureza, mas sim o ser humano em sua interação com ela. A forma como interagimos com nossos iguais e o ambiente a nossa volta.

É importante destacar que talvez nem mesmo exista ciência 100% exata. Isso porque toda medição que fazemos do mundo perpassa antes pelo nosso próprio olhar. Então é seguro dizer que de certa forma toda ciência é humana!

Sobre os governos autoritários então faz sentido não dar crédito as ciências que estudam as pessoas e a sociedade, isso porque são essas as ciências que criticam o autoritarismo em suas mais diversas formas, e que registram seus atos apontando assim suas atrocidades.

Ainda por cima, são as ciências humanas as que estudam e criticam ideologias, sistemas políticos e até mesmo a forma como interagimos e até mesmo trocamos entre nós.

Portanto pode sim ser considerado um sintoma de autoritarismo ser contra as ciências humanas. Até porque, como vimos, só não gosta delas quem não está a fim de se ver criticado.

FONTES:

Comentários

Veja também:

Artigos populares