Tempo útil

No mundo em que as pessoas são incentivadas a trabalhar 14h por dia com a promessa de ficarem bilionárias, acabamos por cair em falácias que podem nos fazer servir a riqueza dos outros enquanto trabalhamos contra a nossa própria saúde.

Vivemos num mundo onde a maioria das pessoas luta para sobreviver e vou ter que acabar sendo cruel e concordando que todo o nosso tempo tem mesmo que ser útil. Mas o que é utilidade afinal? 

Se estamos pensando de forma funcionalista, o que é muito ruim, ainda assim precisamos entender que uma pessoa saudável rende mais que uma pessoa que está sendo afetada, por exemplo, por uma crise de burnout.

O que ninguém te conta é que o tempo que você gasta com você, com a manutenção da sua saúde física e mental, é um tempo que é útil para você e talvez não útil para a instituição que você serve! Mas será que isso está certo dentro de um ponto de vista lógico? Afinal, eu disse que trabalhadores saudáveis rendem mais do que os adoecidos.

O que muitas vezes não se conta é que as empresas usam a mão de obra do trabalhador de forma descartável. Impõem regimes desumanos até que o funcionário se esgote e, depois, o trocam como se fosse uma peça descartável. O exército de reserva é numeroso, faz sentido pensar assim do ponto de vista onde o lucro é prioridade. Mas estaremos sendo humanos?

Quando eu falo em "ser mais humano" eu não estou falando apenas de um mundo ideal onde as pessoas abraçam árvores, mas sim de um mundo onde o trabalho é sustentável e que o mercado também o é. Vimos recentemente nos EUA uma onda de pessoas largando os empregos ou não aceitando mais vagas porque elas eram incompatíveis com o estilo de vida que as pessoas se lembraram que existia apenas na pandemia. Ou seja, uma vida mais lenta, com tempo para cuidar de si e dos outros, com espaço para o lazer.

Então, o que digo é que se a gente não foi mais tolerante com a gente mesmo e falo isso enquanto sociedade, talvez a gente não consiga sustentar nosso modo de vida por muito tempo.


Comentários

Veja também:

Artigos populares