Polêmica: Dublado ou Legendado?


Hoje tive uma discussão interessante no Twitter. Essa história já é velha, mas a maioria das pessoas defendia que os filmes dublados, de certa forma, apresentam melhor qualidade do que os filmes legendados por proporcionar uma experiência mais imersiva.

Pra começo de conversa devo ressaltar que sou grande admirador dos profissionais de dublagem. Já fui em muito eventos de Anime e vibrei com os dubladores dos meus desenhos favoritos. Além disso até hoje não consigo assistir alguns filmes clássicos da minha infância legendados, pois a dublagem em si já traz um tom de nostalgia.

Se você gosta de filme dublado, parabéns.

Mas há no mundo algumas pessoas que precisam reforçar o motivo pelo o qual gostam (ou deixam de gostar) de algumas coisas. Não digo que esse é o caso dos envolvidos na discussão, mas estou falando que é uma coisa que acontece com frequência. Muita gente não consegue dizer "eu prefiro isso", ou "eu gosto disso"; elas têm que dizer "isso é melhor". Logo, não dá pra falar que você "prefere sorvete de baunilha", algumas pessoas têm essa necessidade de autenticar o seu gosto com a justificativa de "ser o melhor", logo não dizem "prefiro sorvete de baunilha", mas sim "sorvete de baunilha é melhor". O que, na grande maioria das vezes é uma falácia narcísica.

Na minha opinião, os verdadeiros admiradores de cinema acabam por preferir os filmes legendados. 

Afinal de contas, por mais que seja alta a qualidade da dublagem, ao meu ver, um filme dublado é tão "natural" quanto uma obra de arte cujos principais aspectos foram alterados para melhor compreensão. Imaginem só a Mona Lisa com marcas de caneta-piloto que ressaltam os locais para onde você deve olhar. Bom, é essa a sensação que eu tenho ao assistir filmes dublados.

No entanto, nem todo filme dublado é ruim. As animações eu costumo fazer questão de assistir dubladas, até mesmo porque os dubladores brasileiros são bem competentes, muitas vezes tornam o texto do filme até melhor que o original; que é importante lembrar, por se tratar de uma animação também é dublado mesmo no áudio original.

Há também a questão das pessoas que têm dificuldades de concentração, ou mesmo leitura fraca, 

como algumas crianças, por exemplo, que necessitam do audio dublado para compreender o filme. Mas também há os preguiçosos e as pessoas que não aceitam sua dificuldade de leitura, afinal de contas é constrangedor para um adulto nos dias atuais admitir que não consegue acompanhar as legendas de um filme, daí acabam dizendo que "dublado é melhor" ao invés de dizer "eu prefiro dublado" pois a experiência deles, devido a esta dificuldade, acaba sendo prejudicada

E você? O que prefere?

Comentários

  1. Concordo que algumas pessoas precisão justificar seu gosto, então justificarei o meu...
    Prefiro ver filmes legendados pois gosto de ver o trabalho completo do ator, sobre a personagem, entretanto em animações acho mais interessante a dublagem na língua materna.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante do filme legendado, afinal, como já disseram, você "vê o trabalho completo do ator", todas as variações de entonação etc. Agora, em certas ocasiões, gosto de ver o mesmo filme dublado, a fim de prestar mais atenção em detalhes da cena e da própria expressão dos personagens (se eu conseguisse entender o idioma original, sem ler a legenda, talvez fosse melhor).
    Por outro lado, não chego a achar ruim ver dublado.
    Relativo às animações, prefiro muito mais vê-las dubladas. Não ter que preocupar com a legenda, poder prestar atenção nos detalhes.
    No mais, diferente do filme (afinal, cada ser humano tende a ter apenas uma voz), em um personagem que não nasceu com voz própria, é mais fácil encontrar vozes que se encaixam e combinam.
    Ah, mas quando eu estou a fim de dormir assistindo algo, tem que ser dublado, porque se não os óculos me perturbam, machucam e se destroem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares