João 2025 - A história por trás do conto

"Acreditar em nossas histórias, além de qualquer julgamento alheio, é o mais importante."

Captura de Tela 2013-11-06 às 22.37.02

Com essa frase do nobre Hugo Sales no twitter durante uma conversa na noite de ontem encerrou-se a promoção da Amazon do meu conto João 2025. O mais legal é que a história sobre como e por quê este conto foi escrito é uma das melhores da minha carreira de escritor até agora. E preciso dividí-la com todo mundo:
Não preciso dizer aqui que não vivo de literatura. Apesar de alguns dos meus contos figurarem entre os mais vendidos de suas categorias na Amazon, o que ganho de royalities no site mal dá pra pagar um lanche no final do mês. Mas se a gente fizesse arte pela grana desistia logo no começo. No entanto, é importante lembrar que milhares e milhares de contos são colocados na Amazon todos os dias, alguns pagos outros de graça e poucos chegam a ficar entre os mais vendidos ou baixados. A maioria deles, mesmo que colocados lá gratuitamente não são baixados nenhuma vez.
O que faz então meu conto João 2025 ser especial pra mim é a história do motivo pelo qual ele foi escrito.
Eu costumo participar de alguns concursos literários. Muitas vezes dá pra enviar algum texto que eu já escrevi, mas em alguns casos é necessário enfrentar a famosa "página em branco" e escrever do nada. João 2025 foi escrito pra um concurso desses. Não vou falar aqui o nome pra não ficar parecendo que ficou algum recentimento em relação aos organizadores do mesmo, afinal de contas, não é só de qualidade que é feito um texto ganhador de concurso, mas também da abordagem correta do tema e da sorte de coincidir com o gosto dos jurados. Mas devo admitir que escrevi esse conto com uma certa empolgação, pois se tratava de um concurso de ficção científica, e eu gosto muito de escrever sobre o assunto. Iniciei a engatinhar como escritor justamente nessa área e logo de cara achei que tinha muitas chances de ganhar ou no mínimo receber uma menção honrosa ou coisa do tipo. Eis então que o resultado sai, sem muito alarde, e meu nome não está lá. Nessa hora, por mais sensato que você seja acaba dando uma desanimada. É então que alguns meses depois eu decidi reciclar o conto e colocar ele a venda na Amazon... E por duas semanas não vendeu sequer uma cópia. Afinal de contas ninguém sabia do que se tratava um conto de ficção científica que tem "João" no título? "Que porcaria é essa?" alguém deve ter se perguntado. É então que decido inscrever o conto no KDP Select, um programa de divulgação da Amazon que permite colocar o seu livro de graça por alguns dias. E é então que em 3 dias o conto fica se torna um dos 30 livros MAIS BAIXADOS DE TODO SITE e o TOP das categorias Ficção Científica e Contos, sendo essa última uma das mais concorridas do site.
Isso só reforça as belas palavras do nobre Hugo. Se você escreve, não desista. Persista! Pode parecer brega, pode parecer bobeira pra quem olha de fora, mas quem escreve, ou pratica qualquer tipo de arte sabe que esses estímulos são muito importantes. É por causa de coisas assim que a gente continua seguindo em frente, correndo atrás dos sonhos.
Um muito obrigado a quem baixou, você foi responsável por isso.
o/

Quem perdeu a promoção pode comprar o conto na Amazon pelo exorbitante valor de R$1,99. É só clicar na capa ali em baixo:

João 2025 CAPA

Comentários

Veja também:

Artigos populares