A analisando masculinidade tóxica de Billy Butcher (The Boys)

Descrição da imagem: cartaz promocional da série The Boys, onde Billy Butcher, um homem barbudo de óculos escuro e roupa preta mostra o dedo do meio. Metade da imagem está em vermelho e no topo se pode ler "Heroes aren't born. They're made.
Descrição da imagem: cartaz promocional da série The Boys, onde Billy Butcher, um homem barbudo de óculos escuro e roupa preta mostra o dedo do meio. Metade da imagem está em vermelho e no topo se pode ler "Heroes aren't born. They're made.

Seja nos videogames, quadrinhos ou séries, a gente sempre vê aquele personagem valentão que não dá mole pra ninguém, tem um frase sarcástica na ponta da língua e tá sempre disposto a arrumar uma confusão. Esse tipo de arquétipo foi usado a exaustão principalmente nas décadas de 80 e 90 nos filmes de ação e vimos ele ser reproduzido também nos quadrinhos.

Só que esse tipo de comportamento é muito ruim na vida real.

Você certamente já deve ter ouvido falar de masculinidade tóxica, que são uma série de comportamentos que causam dano tanto a quem os executa quanto as pessoas que estão a sua volta. Isso se dá porque na nossa sociedade patriarcal se prega que o homem tem que ser uma figura dominante e não mostrar sentimentos.

O problema é que esse tipo de comportamento que era imposto na sociedade, além de ser algo ultrapassado, já que a cultura moderna tem se transformado, ainda reprime muito dos sentimentos que o homem sente e isso nunca é ruim criando comportamentos disfuncionais que são incongruentes com a vida em sociedade.

Então, não tem muito pra onde correr. Billy Butcher da série The Boys é um macho tóxico. Mas a narrativa até agora sobre esse aspecto de sua personalidade tem sido interessante.

Se você não acompanha a série, Billy é um personagem durão líder de uma "gangue" de caçadores de super heróis, que na série The Boys são pessoas inconsequentes e até mesmo perversas! Porém as atitudes de Billy e sua equipe também não são das mais éticas sendo que essas pessoas promvem um banho de sangue deixando bem claro que não estão interessadas em fazer justiça, mas sim em promover vingança contra os supers (como eles mesmo chamam os super-heróis daquele universo) que lhes causaram algum dano.

Porém, nesta segunda temporada, até o episódio 04 que foi lançado recentemente, a narrativa tem trago peso as ações de Billy demonstrando que sua visão de mundo é distorcida e fazendo com que ele pague por suas atitudes tóxicas.
 
Além disso a gente precisa lembrar que esse tipo de comportamento pode ser encadeador de atitudes violentas como no caso da violência contra a mulher até mesmo a questão do feminicídio.

É claro que a obra se trata de uma peça de entretenimento, e que está longe de fazer uma crítica social embasada, 

no entanto é interessante a gente ver esse tipo de desconstrução de personagens como Billy, mesmo que seja pra forçar um final de redenção, como geralmente acontece. Mas discutir esse tipo de comportamento é muito interessante em períodos conturbados como os que estamos enfrentando
 
Além disso é importante destacar que nós temos um personagem que é um contraponto de Billy que é Hughie Campbell, o a princípio protagonista da narrativa que se mostra completamente aberto a falar de seus sentimentos, e inclusive confronta Billy muitas vezes.
 
É interessante a gente perceber que há outros esforços dentro desse tema, afinal de contas séries como Brooklyn 99 já quebram com os arquétipos da masculinidade tóxica já há alguns anos. Mas eu pessoalmente gostaria de ver esses arquétipos serem quebrados também no mundo dos games, que ainda estrutura narrativas inteiras baseadas na vingança e no cara durão que resolve tudo sozinho (não é senhor Kratos?). Mas estamos avançando, a passos lentos, mas estamos.

Comentários

Veja também:

Artigos populares