10 Livros que me marcaram

livros

Nem só de pornografia, violência e Big Brother vive o Facebook. Se você sabe como filtrar seus contatos as vezes acaba vendo coisas interessantes por lá, como foi o caso de uma brincadeira que chegou a mim hoje onde você lista os 10 livros que mais marcaram a sua vida. Vou repetir aqui a lista que publiquei no Facebook [ aliás clique aqui pra curtir a minha página ] e explicar o "por quê" de tais livros terem sido escolhidos. Lá vai.

1. O saber em cores.

Este livro era uma espécie de "Barsa" extremamente antiga que tinha lá em casa quando eu era pequeno. O Saber em Cores era uma enciclopédia ilustrada, mas com aqueles desenhos feitos a mão dígnos dos anos 60. Foi através desses livros que eu despertei minha paixão pela ciência e pela ficção científica!

2. Harry Potter.

Tem muita gente que leva a fantasia a sério demais. No entanto eu acredito que as melhores histórias desse gênero são aquelas que te fazem sentir como uma criança. Que te fazem acreditar. E muitas vezes elas são tão inocentes quanto os contos de fadas. Por isso eu gosto tanto dos três primeiros livros da saga Harry Potter porque eles têm essa magia inocente que envolve o leitor!

3. Roverandom

De tantos livros do J.R.R. Tolkien eu tinha que mencionar esse na minha lista, porque é o que mais têm essa magia da fantasia do qual eu falei antes. Esta história foi criada por Tolkien para seu filho que havia perdido um cachorrinho de madeira na praia que era seu brinquedo favorito. Na história, o cachorro de madeira acaba se transformando num cachorro de verdade e dentre várias aventuras que ele vive acaba por enfrentar um dragão na lua!

4. Frankenstein

Eu considero este livro a primeira "história de robô" dos tempos modernos. Além de ter uma narrativa interessante ele nos leva a questionar sobre muitas coisas.  Uma pena que nunca existiu um filme que fosse bom o suficiente a ponto de reproduzir com sucesso o clima o livro.

5. Sandman

Neil Gaiman consegue nos mostrar o quão belo é fabuloso é o gênero fantasia criando um universo capaz de abarcar todos os mitos e lendas que já existiram, desde os deuses mais primordiais até mesmo os super-heróis. É uma leitura indispensável pra qualquer um que goste de histórias em quadrinhos e fantasia.

6. O Poderoso Chefão.

Neste livro o escritor Mario Puzzo simplesmente dá uma aula de roteiro e uma lição de vida. Muito do que eu aproveitei dessa história foram lições sobre como as pessoas pensam e sobre qual é a verdadeira origem do poder. Indispensável!

7. O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Lovecraft é um artista que é capaz de criar uma forma de terror ao mesmo tempo absurdamente fantástica e plausível. A consistência de seus textos, baseados em pesquisas e com uma narrativa talentosa, torna a leitura simplesmente indispensável a qualquer escritor.

8. O Código Da Vince

Muita gente diz que Dan Brown é um escritor que criou uma fórmula que repete em todos os seus livros. Isso pode ser verdade, no entanto, neste livro ele executou tal fórmula com excepcional maestria. É até hoje o livro que eu li mais rápido na vida.

9. A Interpretação dos Sonhos.

Muita gente não sabe, mas Freud era um excelente escritor. Em seus textos ele é capaz de prender o leitor dando-lhe a sensação de que você está lendo um romance policial, não um livro de psicologia. Ele levanta pistas e investiga possibilidades até chegar numa solução genial. E neste livro, um dos que estabelece os pilares da psicanálise ao estruturar o conceito de "inconsciente" Freud faz isso de forma fantástica.

10. Histórias de Robô

Esta antologia organizada por ninguém menos que Isaac Asimov contém o supra-sumo  dos contos de ficção científica clássicos que envolvem robôs. É indispensável para qualquer um que goste de ficção científica.

 SAIBA +

Conheça também os 10 livros que marcaram grandes autores nacionais como Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Eduardo Spohr, André Vianco e outros:

Comentários

  1. Dessa lista, destaco "Roverandom" (simplesmente incrível e mágico) e "Frankenstein". Duas obras incríveis.
    Aliás, aponto também "Sandman", queria ter oportunidade de ler mais edições desta HQ, mas tem sido bem difícil.
    E Harry Potter eu cheguei a ler também, mas tomei gosto a partir do terceiro livro. Quando li os dois primeiros, a princípio, detestei... Depois mudei de ideia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares