[ Crônica ] "Meus pais não me entendem".



Pra quem não sabe, eu sou psicólogo no conselho tutelar na cidade onde moro.  E lá eu já ouvi muito essa frase de adolescentes que eu atendo: "meus pais não me entendem".

A GERAÇÃO MUTANTE

Vivemos num mundo onde a informação é gerada numa velocidade inacreditável. Hoje em dia, o planeta muda em 10 anos o que não mudaria em 100 antigamente. Logo existem extremos sociais onde há crianças montando reatores nucleares e pessoas que ainda vivem com conceitos morais e éticos dignos da idade média. O problema acontece quando a criança que está montando um reator nuclear é filho dos pais que tem a mentalidade da idade média.

Mas calma, eu não estou dizendo que os pais são neandertais e que os verdadeiros pestinhas que eles têm dentro de casa são gênios incompreendidos. Toda história tem [ no mínimo ] dois lados.

Pra começar, quem pensa que isso é um mal do novo milênio, vai descobrir que é só trocar três dedos de conversa com seus avós pra entender que isso é uma crise que faz parte da vida.

"MAS EU NÃO COMETEREI OS MESMOS ERROS"

A maioria das pessoas que eu conheço que pretende ter filhos carrega consigo essa filosofia de que "vai dar aos filhos uma criação melhor do que recebeu". Mas se perguntarem aos pais vão descobrir que eles pensavam a mesma coisa. Além do mais, quem garante que os conceitos que você tem por regra da sua vida servirão para os seus filhos no futuro? Hoje em dia gente pode achar muito legal um pai vestido de Iron Man tirando uma foto com seu bebê usando esta mesma fantasia, mas ninguém garante que daqui há 15 anos esse garoto não vai dizer: "nossa, como meu pai é ridículo".

A geração que hoje está na meia idade também já foi descolada um dia, já teve seus ídolos sua moda e também disse "eu vou fazer diferente com meus filhos". Só que o tempo passa, e o mundo em que os filhos crescem não é o mesmo mundo em que os pais cresceram. Hoje em dia o processo só está mais rápido, por isso já temos jovens de 20 e poucos anos que dizem: "no meu tempo".

E qual é a solução pra isso? Como evitar esse desentendimento?

Bom, é difícil. Mas a melhor das apostas é o exercício da paciência: de ambas as partes! Logo, antes de crucificar os seus pais, pense melhor no mundo mutante que eles estão vivendo agora e que parece alienígena se comparado ao seu. E pais, por mais impossível que pareça, as vezes esse aborrecente realmente pode ser um pequeno talento incompreendido, afinal de contas com a exposição a informação que os jovens sofrem hoje em dia, eles realmente tem muito mais chances de fazer o que jamais sonhamos, pois vivem num mundo completamente diferente.

Comentários

  1. Mano Tiago, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bem, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares