Por que chaves faz tanto sucesso?


Recentemente o programa Chaves que é exibido pelo SBT há nada menos que 30 anos agora em 2014 atingiu picos de audiência que deixaram programas como Encontro com Fátima Bernardes e todos os programas da Band no chinelo. Mas qual seria o segredo de um sucesso que atravessa gerações?

Chaves, conta a história de um garoto órfão que acaba indo morar num vila da periferia Mexicana. Muita gente não sabe, mas na versão original o protagonista dessa série não possui nome e é chamado apenas de "chavo", algo como "moleque" ou "garoto".

O nome Chaves veio da dublagem brasileira que decidiu adaptar o nome original da série "El chavo del ocho" ou "o moleque do barril" para apenas Chaves. Aliás, o nome do programa é também um trocadilho com o canal onde era exibido, o canal 8 que em espanhol também  é "ocho".

Com uma trama extremamente simples e tendo por tema claro a comédia pastelão digna de clássicos como O Gordo e o Magro, ou Os Três Patetas, o seriado foi chamado de bobo e até mesmo imbecil pela crítica mexicana na época em que foi lançado. Mal sabiam esses críticos que as piadas inocentes e o enredo claramente simples iria atravessar gerações e continuar em exibição continua mesmo depois de décadas.

Aliás, a simplicidade de uma comédia curta com episódios de 20 min. divididos em três atos pode ter sido o segredo de tanto sucesso. Com uma linguagem praticamente universal o seriado consegue abranger públicos de várias idades, mesmo que seja pela nostalgia.

Tendo por foco principal a comédia, Chaves também insere em suas histórias conceitos básicos de moral ao colocar seus personagens em situações cotidianas. Aliás, os personagens da série são um show a parte. Representados por artistas com histórico de atuação circense, os personagens de Chaves são verdadeiras caricaturas dos arquétipos da nossa sociedade.

Portanto, parece que esse seriado, assim como muitos outros clássicos da TV e do cinema, continuará a atravessar gerações para a alegria da dinastia de Silvio Santos.

Aliás, se você gosta de chaves não deixe de conferir meu eBook "A Vingança do Seu Madruga" no link abaixo:

Comentários

Veja também:

Artigos populares