É possível esmagar o crânio de alguém com as mãos?



Game of Thrones é simplesmente... Tipo... Wow! Plot twists na hora certa, bem amarrados! Coisas acontecem com personagens com os quais você se importa. As cenas sangrentas não são apenas gore, elas doem porque o roteiro é bem construído para que você entenda e se identifique com o que está acontecendo.

Bom, vamos parar com o papo de storytelling e vamos ao que interessa SANGUE!

Aliás, eu devo alertar que todo escritor é um psicopata em potencial, isso é, pra quem observa as pesquisas que eles fazem na internet, logo falo do Google e do Obama que monitora as nossas vidas. Ainda mais se você escreve cenas realistas de combates ou coisa do tipo. Quem lê minha série ILLUMINATUS sabe bem.


Quem escreve vai se sensibilizar e pensar duas vezes antes manter arquivos de pesquisa em seu computador. Todos os gêneros sofrem, não só aqueles que escrevem terror. Romances policiais, históricos (principalmente que tenham guerra) sempre envolvem alguma pesquisa sobre morte e meios de matar.

Logo, a primeira pergunta que me veio a cabça após assistir o último episódio de Game of Thrones (4a. Temporada, Episódio 08) foi: "aquilo é possível?".

(nem preciso alertar sobre !!!SPOILERS!!!, né?)

A BIOMECÂNICA DA COISA:

A pesquisa para essa cena deve ter demandado conhecimentos de uma área bem específica da biofísica: a biomecanica. Esta área estuda como as forças da física agem sobre os seres vivos, e isso envolve movimento, resistência dos materiais e muitas, muitas outras coisas que envolvem a física clássica. No que se refere a anatomia ela fala bastante de músculo, ossos e articulações, ou seja, se você sonha em ser um ortopedista provavelmente vai ouvir falar muito disso.

Aliás, se você gosta de programas como Myth Busters você já deve ter ouvido falar disso, mas se você anda de carro, trem, ônibus ou qualquer meio de transporte moderno você deve agradecer aos conhecimentos gerados nesse campo da ciência quando um acidente acontece, pois eles são empregados para te proteger quando esses veículos são desenhados!

Bom, a primeira coisa que eu quis saber é qual a resistência do crânio humano. Daí eu descobri que esse valor varia. Depende da idade, do peso... Ou seja, há muitas variáveis em jogo.

QUANTA FORÇA É PRECISO?

Mas o pessoal da Uprox respondeu outra parte da pergunta. Segundo eles, em um artigo da TIME decidiram caçar os mitos científicos de Game of Thrones, dentre eles a cena deste duelo em especial. No texto, segundo os neurologistas do Jornal de Cirurgia Neuropediátrica, é preciso (provavelmente em média) 520 libras de força para esmagar a cabeça de alguém, algo em torno de 235 Kg. 

ENTÃO DÁ PRA FAZER?

E a resposta dos caras é: sim. Dá pra fazer! Levaram em conta o tamanho e o peso do montanha, comparado com o seu oponente. E disseram que a posição em que a "coisa" foi feita ainda tinha o auxílio da gravidade, e que o montanha podia estar projetando seu peso sobre a cabeça de seu inimigo. Logo, "crack".

Uma dica: não tentem isso em casa.

Bom, é esse tipo de coisa que escritores pesquisam na internet antes de escreverem livros. Só pra constar já me disseram que não é exatamente desse jeito que a morte acontece no livro. Logo, se houve pesquisa, foi feita por mais de uma pessoa... Ou não. Mas o caminho do escritor geralmente costuma ser solitário.

Pra quem quiser saber mais:

FONTES:

Obs:. Isso daria um ótimo episódio de Myth Busters!

Comentários

Veja também:

Artigos populares