5 Dicas Pra Revisar Seus Próprios Textos


Mesmo os autores mais experientes mandam seus textos para os editores já revisados ao máximo possível. Se você é um autor independente assim como eu, o papel da revisão é ainda mais importante, já que o leitor será o próximo a ler o texto depois de você.

Não sou nenhum Pasquale, mas eu me utilizo de algumas técnicas pra reduzir ao máximo os erros de português e de narrativa dos meus textos. 

1. DEIXE O TEXTO DE MOLHO.



Terminou de escrever? Seu primeiro impulso é enviar para um amigo para que ele te de sua opinião certo? Errado. Esqueça o texto. Deixe ele descansar. Assim seu cérebro receberá outros estímulos e sairá da frequência daquela história que você escolheu. Só assim será possível olhar para ela de uma forma mais crítica.

Por quanto tempo?

Aí depende de você. Horas, dias, meses... A dica é experimentar.

2. LEIA SEU TEXTO NUM LUGAR DIFERENTE DE ONDE ESCREVEU.



Quando digo lugar falo de plataforma de escrita. Se você é daqueles autores que escreve à mão, excelente! Digite o seu texto. Nesse processo você já vai fazer uma revisão.

Alguns editores de texto possuem um modo "tela cheia" onde você minimiza fatores externos. Se o o programa que você usa pra escrever não faz isso, experimente abrir o texto em outro programa, imprimir, mudar a fonte... Tudo isso ajuda a você encarar aquele texto de uma forma diferente da qual escreveu.

3. DÊ ZOOM OU AUMENTE A FONTE.



Nosso cérebro as vezes pula palavras para acelerar a leitura, ainda mais quando estamos lendo algo que foi a gente mesmo que escreveu. Aumentar a fontes faz com que você veja menos palavras por vez na tela. O que vai dificultar a sua mente a querer pegar atalhos e ao invés de ler uma frase tentar lembrar do que você escreveu.

4. LEIA EM VOZ ALTA


Quando você lê o texto seu cérebro o processa de uma forma diferente. Isso também ajuda a perceber erros de português ou incongruências na narrativa que você não tenha visto antes.

5. REVISE MAIS DE UMA VEZ!



Essa é a mais óbvia, mas a mais importante. Alguma coisa sempre vai passar, então é importante que você revise mais de uma vez usando técnicas diferentes. Aproveite que eu já de dei 4 aqui.

GOSTOU? QUER MAIS?

Se você gostou do texto, tem mais alguma dica pra dar ou quer reportar um erro, comente aí. Quer mais dicas? Continue navegando pelo blog. Conheça meu ebook 5 Dicas Para Publicar Seu Livro.

Comentários

  1. Gostei das dicas; na verdade estou buscando um pouco de informações que possam me ajudar a escrever o meu livro de uma forma que seja mais agradável a que possa vir a lê-lo.
    Quanto a criatividade para imaginar a estoria, modéstia parte, sei que tenho de sobra. Coisa de pisciano rs. Gosto de ler para mim quando escrevo, é bom para perceber se o escrito ressoa bem aos ouvidos.
    O maior vício que tenho quando escrevo e´revisar em demasia; sempre acho que pode ficar melhor se mudo algo.
    Abraço, parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revisar nunca é demais, exceto quando isso te impede de publicar a obra, aí tem que pensar duas vezes antes de dar aquela conferida, afinal de contas, texto de gaveta não promove autor!
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares