Experimentando o Wattpad


Recentemente eu reparei que alguns autores e amigos do Facebook divulgam muito alguns contos por lá. Decidi então dar uma olhada na ferramenta.

O Wattpad é uma rede social de escritores onde você pode publicar seus contos/ livros em partes, todos de uma vez só ou ir construindo e publicando a medida que escreve. O legal é que a interação lá é muito boa. Muita gente comenta, curte e opina nos seus textos.


Publiquei então no Wattpad o conto ILLUMINATUS (que na verdade é o prólogo do livro ILLUMINATUS: a nova ordem mundial), meu conto Castelo Rá-Tim-Bum: Epílogo e meu fanfic de SUPERMAN: Questão de fé.

Vou ser sincero, já trabalhei com ferramentas como Adobe InDesign, o Acrobat, já dei aula do pacote Office inteiro e atualmente trabalho com Scrivener e o Apple Pages (aliás este último exporta para ePub nativamente!) e, ainda assim eu achei a interface de produção do Wattpad bem estranha e complexa, principalmente pro resultado final que se obtém.


Editando um texto no Wattpad. Clique pra ampliar

No entanto não adianta se iludir amigo autor. Chegar no Wattpad e achar que vai bombar é como invadir uma festa lotada em que você não conhece ninguém e achar que vai ser o centro das atenções.

Mas, como eu de bobo só tenho cara, comecei a entrar em grupos do Facebook sobre o Wattpad pra ver se tentava me enturmar. Porém, como a grande maioria dos grupos de face, a maioria das pessoas penas fica fazendo propaganda de seus próprios textos sem interagir uns com os outros.

Mas o que eu pude perceber navegando por esse submundo foi que, um tema recorrente e que faz muito sucesso pela menos em língua portuguesa dentro do Wattpad são textos cujo tema é relacionamento, casais, histórias de amor e até mesmo literatura erótica soft do tipo aqueles livros de banca de jornal.

O que rola em alguns grupos do Wattpad no Brasil.

O veredito? Vale a pena a experiência. Se você tiver paciência de construir seu perfil do zero e ir de cabeça, conhecer pessoas, trocar ideias, comentar nos contos dos outros, participar das várias discussões que lá existam, aí talvez você consiga certa audiência.

Uma alternativa é conduzir o público que você já tenha para a rede social. Mas eu não vejo vantagem mercadológica nenhuma nisso.

Mas, sinceramente? Eu prefiro o Scribd pra publicar textos gratuitos. A ferramenta é melhor, o sistema de leitura também O App para dispositivos móveis me lembra muito os e-Readers top como o Google Books e a Amazon.


Scribd: presente na maioria das plataformas mobile com um App excelente.

Porém o Wattpad ganha de LAVADA no que se refere a interação com o público que lê os textos. Mas lembre-se o que acontece no Wattpad fica no Wattpad. Isso significa que talvez este publico não te acompanhe quando você publicar algum conteúdo pago ou for pra uma editora.

Você conhece alguém que se deu bem no Wattpad? Publica lá e tem alguma dica pra me dar? Comenta aí!

Comentários

  1. Ok... Escrevi montes de coisas e deu erro na postagem. Perdi tudo.

    Resumirei assim: conheça tb as ferramentas Widbook e Scribe. São legais. Scribe está iniciando agora, não tem App proprio. Widbook já está no mercado faz um tempo, tem app e é lindo (acho).

    :)

    ResponderExcluir
  2. É, também acho que valha a pena uma visita ao wattpad. Também uso e, como você, fiz um post sobre isso no meu blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares