5 Dicas para evitar o bloqueio criativo


Se você já é leitor do meu blog você já leu este artigo e sabe de onde vem a inspiração. Hoje vou aproveitar pra mostrar pros leitores como lidar com a falta de criatividade ou a falta de inspiração!

Todo escritor já passou por um bloqueio criativo. Aquele período em que as ideias fogem e você deixa de ser um deus criador de mundos para se tornar apenas um relis mortal sem a capacidade de tirar coisas de sua mente brilhante.

Vamos então as dicas:

1. ESCREVA MESMO ASSIM.


A primeira coisa a se fazer é constatar o bloqueio criativo. Muita gente se julga como criativamente bloqueado sem nem mesmo ter tentado dar prosseguimento a sua atividade. Eu mesmo me senti sem inspiração hoje e escrevi este artigo.

Então, senta a bunda na cadeira e tenta escrever!

2. TENHA UM ROTEIRO DE ESCRITA!

O Senhor das séries literárias George R.R. Martin disse em suas 5 dicas ( que você pode ler clicando aqui) que o escritor precisa saber o final da sua história antes de escrever.


Isso ajuda a você não se perder ou ficar sem ideias. O próprio J.R.R. Tolkien escrevia toda a história de seu mundo e criava mapas antes de desenvolver suas obras, ainda assim ele teve um bloqueio criativo de anos em O Senhor dos Aneis.

Eu gosto muito de fazer plot boards. Esse é um que eu fiz pro 4° Capítulo de Illuminatus. Saiba mais aqui.

Se o Tolkien e o Martin falaram quem somos nós para discordar?

3. TRABALHE EM MAIS DE UM PROJETO AO MESMO TEMPO


De fato não tá dando pra escrever aquele livro? Comece um conto! Ou rascunhe outra obra que está no seu coração (S2).

As vezes você precisa de outros ares pra mudar o ritmo do seu cérebro e eu já tive ideias para romances que estava escrevendo enquanto fazia uma pausa pra um conto. ;)

4. CONVERSE SOBRE A SUA HISTÓRIA COM ALGUÉM


O que importa nem sempre é a opinião da outra pessoa (apesar de algumas serem muito úteis) só o fato de você conversar sobre a sua história pode ajudar a elaborar melhor aquilo que estava travado na sua mente.

Bom, como psicólogo eu posso dizer que o simples fato de você recontar algo faz com que o que você fala seja "reescrito" na sua cabeça. Isso pode mudar a forma de você encarar a sua história.

5. SE DÊ UMA FOLGA.



Agora sim, você já tentou se forçar a trabalhar, você tem uma estrutura preparada pra escrever como um plotboard ou um roteiro do seu livro, você já tentou escrever outra coisa, você já conversou com alguém sobre o seu livro e mesmo assim nada está saindo?


Se dê uma folga!

Apesar da orientação de muitos profissionais é você fazer de tudo pra manter uma rotina diária de escrita, ninguém é de ferro. O que não pode é deixar de tentar diariamente.

Espero ter ajudado! No mais, boa escrita!

Comentários

Veja também:

Artigos populares