5 Motivos para escrever um fanfic


As fanfics ou Fan Fiction são histórias escritas pelos fãs de uma determinada obra. Popularizadas nos fórums da internet, muitas delas têm um teor estranho. Às vezes elas trazem conteúdo adulto, ou seja, herótico, mas nunca deixam de ser um grande exercício de criatividade.

Alguns escritores não gostam do fato de usar uma obra criada por terceiros para desenvolver um texto, afinal de contas isso não é nada comercial. Porém eu vou listar aqui 5 Motivos pelos quais eu acho que vale a pena fazer isso:

1. POR QUE É MAIS DIFÍCIL.

Animatrix: um exemplo de como pode ser legal quando outros autores dão a sua visão a um universo já conhecido pelo público.

Pergunte a qualquer autor que tenha escrito uma obra que dá continuidade a uma história criada por outra pessoa, ou mesmo ambientada num universo de terceiros.

É consenso que trabalhar em cima da criação dos outros é muito mais difícil, por isso vale a pena o desafio, afinal de contas:

2. UM ESCRITOR PRECISA SEMPRE ESTAR SE EXERCITANDO


"Eu já tenho criatividade o suficiente, não preciso exercitá-la", alguns autores vão dizer. No entanto, mesmo esportistas que batem recordes treinam horas e horas a todos os dias porque eles buscam se superar! 

O bom artista, ou seja, aquele que como diz o Neil Gaiman tem por preocupação fazer boa arte, tem que estar se exercitando constantemente.

E escrever coisas que se passem em universos que não sejam aqueles criados por você é um excelente exercício de criatividade afinal:

3. A CRIATIVIDADE PRECISA SER DISCIPLINADA!

A criatividade de um escritor pode ser quase tão incontrolável quanto o HULK

Quando você escreve no universo dos outros precisa ter disciplina. Obedecer as regras já estabelecidas, como o caráter de certos personagens ou eventos históricos que já aconteceram naquele mundo.

Sim, você pode alterar e subverter as regras desse mundo. Aliás essa é a parte interessante! Mas como Picasso que subverteu as regras da arte, você deve antes ser um profundo conhecedor das regras que quer burlar.

Isso cerceia a sua criatividade, dá limites a ela e traz a disciplina! Um escritor que usa a criatividade ao seu favor não é aquele que tem muitos insights bons, mas sim aquele que os têm quando precisa!

4. ESCREVER SOBRE PERSONAGENS CONHECIDOS PODE AJUDAR A DIVULGAR O SEU TRABALHO


A escritora Carolina Munhóz começou escrevendo Fanfics de Harry Potter

Eu comecei a escrever fanfics por diversão, mas uma coisa me chamou a atenção: fãs estão sempre afoitos por novas histórias de seus personagens favoritos.

Ou seja, quando você escreve sobre uma história que já possui publico, sim, você está criando um texto com mais potencial de ser lido. E isso ajuda a divulgar o seu trabalho.

É claro, você não vai escrever fanfics para sempre, mas o seu nome vai ficar conhecido e isso pode trazer público para os seus textos originais!

5. POR QUE, AFINAL DE CONTAS, É DIVERTIDO!


Pelo menos na minha opinião, é muito divertido ter o poder de criar histórias sobre os meus personagens favoritos. Além disso é possível imaginá-los em situações nas quais a obra oficial não os colocou, trazer angulos novos para a narrativa.

Tudo isso, na minha opinião é muito divertido!

E aí? Gostou? Concorda? Discorda? Mostre a um amigo!

Comentários

  1. O quinto motivo é o mais verdadeiro de todos kkkk Adorei o post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares