Je Suis Oportunista


Hoje em dia a prova de que algum bordão ou mesmo mania pegou é o oportunismo.

Pessoas e até mesmo entidades sérias tentam roubar um pouco da atenção se valendo de uma mania, bordão determinado meme que está bombando no momento.

Afinal de contas, todo mundo lembra dos oportunismos de 2014 como o tal do "somos todos macacos" ou até mesmo aquela parada do balde de gelo que todo mundo fazia pra aparecer.

Bom, vou ser oportunista e trazer algumas coisas pra fazer a gente pensar melhor sobre o porquê da massificação da campanha do "Je Suis Charlie" e ainda o motivo pelo qual pessoas inteligentes não deveriam banalizar esse lema.

Vou só falar aqui das variações de "Je Suis Charlie" que vi e achei mais bobas e descontextualizadas.

1. JE SUIS AFRICA (OU QUALQUER OUTRO PAIS).

Argumento: Morrem milhares de pessoas na África de fome todos os dias, mas quando morre uma dúzia de franceses burgueses capitalistas ninguém fala nada.



Morreram 12 pessoas, podia ter morrido 1 só. A questão não é a morte, apesar de o fato de uma pessoa inocente morrer já ser algo triste o suficiente.

O atentado que aconteceu não foi contra a vida em si (apenas), foi contra a liberdade de expressão! Todos têm o direito de se expressar, de dar sua opinião, seja ela babaca ou inteligente.


Não é só o atentado, é onde foi e por que ele aconteceu. O ataque a redação de um jornal, seja ele humorístico descarado ou não é uma ameaça a liberdade intelectual, coisa que foi conquistada a duras penas nos últimos séculos.

Je suis charlie não é apenas um lamento pela a morte de inocentes, ele significa na verdade "nós não vamos nos intimidar".

Não to dizendo aqui que as mortes na África ou em qualquer lugar do mundo são menos importantes, é claro que não, mas o contexto de cada situação é diferente e equiparar as duas coisas chega a ser um ato "sem noção"

2. JE NE SUIS PAS CHARLIE (Eu não sou Charlie)

Argumento: Esses caras eram uns babacas, eles insultavam religiões, governos e figuras públicas, mereceram o que aconteceu com eles.
Aliás, isso aí que tá rolando no Face é mentira, falou galera? Clique aqui pra saber mais.

Se você não concorda com o movimento "Je Suis Charlie", parabéns cara. Quem concorda com o movimento luta justamente pelo direito de você poder não concordar com as coisas!

Daí a você achar que alguém merece morrer por ter uma opinião com a qual você não concorda é meio bizarro.


Claro que eu sei que tem gente que simplesmente não concorda, que acha que mídia está manipulando o povo e essas coisas. Opinião válida, mas tem muita gente que pensa que os caras mereceram ser mortos por fazer piadas gráficas das quais nem todo mundo acha graça... É sério?

3. JE SUIS QUALQUER OUTRA COISA QUE NÃO CHARLIE

Argumento: "Je Suis Charlie" está fazendo sucesso, vamos usar o bordão para divulgar coisas que não tem NADA A VER com a liberdade de expressão e o atentado em Paris.


Sinceramente, eu acho essa a pior das três.

Sim, acho pior até do que o cara que pensa que eles deveriam ter morrido por fazerem piadas com figuras religiosas. Sabe porquê? O cara que usa o argumento acima é (na maioria das vezes) ignorante, mas tem muita gente séria por aí se aproveitando do bordão pra divulgar suas causas.

E o triste é que é gente com certo nível de conhecimento.

Eu estou vendo causas muito justas sendo divulgadas com bordões no estilo "Je Suis", só que eu acho isso um oportunismo descarado porque descontextualiza tanto a causa pela qual estão lutando tanto quanto diminui o bordão original.

A gente vive num país onde a galera ainda compartilha corrente por e-mail em pleno Século XXI, você quer mesmo confundir a sua causa justa (que eu espero que seja justa, pelo menos) com um atentado terrorista que aconteceu na França?


Pense bem sobre isso, pois quando se trata de divulgar uma causa, marca, ou produto a galera do marketing vai concordar que é sempre bom ter identidade própria.

Discorda?

Comenta aí, me manda um e-mail, fala comigo no Facebook. Posso não concordar contigo, mas eu um defensor do direito de você divulgar a sua opinião e criticar a minha!

=)

Comentários

Veja também:

Artigos populares