5 verdades sobre a arte que as pessoas esquecem.


Muita gente quer ser artista hoje em dia mas olha mais pra fama e pro dinheiro do que pro ofício em si. Vamos falar sobre 5 verdades que as pessoas esquecem ou preferem ignorar.

1. ARTE É TÉCNICA.

Muita gente espera a inspiração, como se fosse um dom divino ou algo nato. Mas se esquecem que arte (de verdade) exige muito estudo porque até mesmo a etimologia da palavra nos refere a estruturas técnicas e não apenas a inspiração e ao "dom".


2. VOCÊ NÃO TEM QUE (NECESSÁRIAMENTE) GANHAR DINHEIRO COM A ARTE.

"Computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro" diz uma das músicas da banda Mundo Livre S/A. Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas e construir produtos do que desenvolver novas técnicas ou mesmo fazer a arte em si.


3. POR OUTRO LADO, NÃO TEM PROBLEMA NENHUM EM VIVER DE FAZER ARTE.

Você não precisa ser rico e famoso, mas se sua arte é relevante o suficiente a ponto das pessoas investirem dinheiro nela, sim, você pode viver disso. Lembremos que muitos artistas da renascença tinham "patronos" os bancavam!

Mas não confunda as coisas, hoje em dia nem toda arte remunerada é relevante.


4. TODO ARTISTA PRODUZ PARA O MUNDO E NÃO PARA SI MESMO.

O que define a relevância de uma obra de arte é sua capacidade de registrar emoções humanas e impactar o publico.

Ninguém pode fazer isso sem ter público. Porém, há um jeito de ser relevante sem um público: desenvolvendo técnicas!

Ainda assim, o artista que se foca no desenvolvimento e estudo de técnicas não trabalha para si mesmo, ele trabalha para a classe artística - queira ele ou não.


5. O ARTISTA FAZ ARTE INDEPENDENTE DE TUDO!

Na riqueza, na pobreza, durante guerras, em tempos de paz. Não interessa o contexto sociocultural ou mesmo as condições de vida do artista.

Quem faz arte de verdade produz independente de qualquer fator.

Pense nisso!


Comentários

Veja também:

Artigos populares