5 motivos pelos quais os Addams são uma família ideal.


"Uma família estranha", já dizia o o primeiro verso da canção de abertura da animação de 1992. Criada pelo cartunista Charles Addams como uma sátira da família americana sendo na verdade o inverso da "família ideal", a família Addams faz parte da cultura mundial.

Porém o universo criado por Addams acabou se expandindo. Suas formais mais famosas são o seriado de '66 e os filmes de '91 e '93 que apresentam os personagens de uma forma muito mais interessante do que nas tirinhas originais, mas sempre mantendo é claro o tom satírico e um fundo de crítica social.

Mas... Por que diabos eles seriam uma família ideal? Afinal de contas, foram criados para ser o inverso! Nesse artigo vamos nos basear na versão mais famosa da família: a dos filmes de 91 e 93 e na série clássica de TV de 1966.

1. ELES SE ORGULHAM DE SUAS RAIZES.


Os Addams são mais do que uma família. No primeiro filme da franquia, no baile que eles fazem para o tio Fester (tio Chico no Brasil) vemos que a família tem ramificações inclusive internacionais. E ao contrário do que muita gente faz, eles não ignoram suas raizes e tradições, muito pelo contrário.

É impossível construir um presente sadio sem conhecer o seu passado, além disso tentar ignorar suas origens pode ser uma tremenda armadilha.

2. ELES NÃO SE IMPORTAM COM O QUE A SOCIEDADE PENSA.


Eu acho que isso fica claro, principalmente nas cenas em que Wednesday (Vandinha) e Pugsley (Feioso) interagem com crianças ditas "normais". É importante ressaltar que, nos filmes, mesmo as pessoas que representam a nossa sociedade "real" são caricaturas.

Enfim, a família vem antes de tudo, antes até mesmo dos padrões impostos pela sociedade lá fora. Eles são o que são e se orgulham disso.

3. ELES SE AMAM MUITO.

Uma família que tem por base um casal como Morticia e Gomes Addams tem laços profundos e indissolúveis.

Aliás, o romance dos dois parece ser algo muito quente, afinal de contas a todo tempo eles estão fazendo declarações de amor eterno e incondicional um ao outro. Aliás, esse sentimento intenso também se extende aos familiares, chegando ao ponto de Gomes ficar doente pelo fato do irmão não querer mais vê-lo no segundo filme.

Uma coisa a se pensar: se eles foram criados justamente para ser o inverso da "família ideal", o que será que os roteiristas querem dizer quando mostram uma família tão unida e fraterna como sendo o inverso da família padrão?

4. ELES ESTÃO SEMPRE UNIDOS.


Seja numa numa mansão que se ergue sobre um tesouro incalculável ou num motel barato, a família Addams está sempre unida.

5. ELES SE RESPEITAM


O respeito é uma das bases de uma família ideal. Wednesday pode ser um gênio do mal, Pugsley pode se mostrar um pestinha incontrolável, mas quando um adulto fala um "não" ou dá uma ordem, eles obedecem, coisa rara nos dias de hoje!

Aliás, o romance entre Gomes e Mortícia parece ser muito a frente de seu tempo. Afinal de contas, Mortícia parece ser uma mulher segura e independente cujo marido a trata como igual.

E aí? Concorda? Discorda? Comenta aí!

Comentários

  1. Gostei, apesar de serem sombrios, eles tem qualidade, sempre admirei Gomez e Mortícia depois de anos casados se comportam como namorados.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente, eles são uma família adorável, eles são estranhos são mas isso não muda o fato deles serem a família ideal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares