Algumas coisas que estou aprendendo no Wattpad

Quando você não é um escritor que já tem um certo público, é legal você ter algum material de fácil acesso para cativar os leitores. Eu já usei muito o Scribd e o meu próprio blog para publicar textos gratuitos e assim atrair leitores. Ah, é claro, sempre tem algum material meu de graça na Amazon, mas como eu não uma editora, não posso manter nenhum dos textos constantemente gratuitos lá.

No entanto, apesar de considerar o espaço onde o autor edita o texto muito ruim (como eu já disse neste artigo), o Wattpad tem se mostrado cada vez mais uma ferramenta que está a anos luz de qualquer outra no que se refere na interação leitor x escritor. Aliás, justiça seja feita, o site foi reformulado e os aplicativos para Android e iOS sempre foram espetaculares para a leitura. Mas eu ainda odeio com muita força as limitações severas do editor de texto deles, mas enfim:

Atualmente eu tenho 4 textos publicados lá e vou falar um pouco sobre o que aprendi (até agora).

VOTOS VALEM MAIS DO QUE VIEWS.


Essa lição é básica e óbvia, mas eu pude comprovar na prática. Apesar da própria ajuda do Wattpad não especificar como o ranking das obras é feito, já deu pra perceber que quanto mais votos o seu texto tem (em correlação a quantidade de acessos) melhor a sua qualificação no ranking.

MAS SE VOCÊ QUER AUMENTAR OS VIEWS...


Se você quiser aumentar a quantidade de visualizações da sua obra publique-a em partes!

Andei analizando obras de vários autores brasileiros e percebi que a maioria delas tem partes com quantidades de views que vão de 300 a 900 visualizações cada (estatística louca da minha cabeça). E a obra soma essas visualizações, que podem ser feitas pelo mesmo leitor em partes diferentes. Logo se você quiser ter muitas visualizações particione seu texto, ou melhor, publique enquanto escreve!

Se você seguir a segunda opção e tiver comentários (o que é o sinal máximo do sucesso)  poderá fazer experiências com os leitores e saber o que funciona melhor na sua história, o que é espetacular! Mas lembre-se: não adianta nada ter views sem votos!

VÁ PRA FORA DO WATTPAD



Na minha experiência, os leitores do Wattpad costumam acessar certas obras no estilo as quais estão acostumados. Mas eles conhecem esses textos fora de lá. Muitas vezes através de grupos no Facebook, WhatsApp e semelhantes.

Divulgue sua obra por lá!

ENFIM:.

Essas são minhas experiências no Wattpad até então.

Se quiser analizar os meus textos, é só clicar nas capas abaixo. Todos eles estão disponíveis para a leitura no Wattpad é só acessar o meu perfil clicando no link abaixo:
Ah, não esquece de me seguir por lá!

Comentários

  1. As visualizações são por perfil? Ou tipo, se uma pessoa vê a página várias vezes aumenta os views?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber!

      Excluir
    2. As visualizações são por capitulo da história

      Excluir
  2. como vejo quem visualizou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz vários testes e aparentemente dá pra afirmar com uma certa margem de segurança que a visualização é por perfil. Mas acho que, se depois de um bom tempo a pessoa ler de novo conta outra vez. Mas em questão de dias.

      Excluir
    2. Obrigado por comentar!
      Não é possível saber quem visualizou =/

      Excluir
  3. Qual a numeração do rank? vai até mil ou menos?
    minha historia está em #907 e fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo leitor anônimo. Primeiramente obrigado por comentar.
      Aparentemente o Rank não tem limite, mas ele só mostra a classificação dos 999 primeiros.

      Excluir
  4. Minha história está em 343, isso é bom? Comecei ontem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares