5 motivos pelos quais a literatura fantástica brasileira está vivendo um momento histórico


Você gosta de literatura fantástica? Você gosta de literatura brasileira? Então alegre-se, pois segundo os meus "cálculos" cada vez mais você vai ouvir falar de autores brasileiros de fantasia surgindo por aí. Eu acredito que a literatura de fantasia está vivendo um momento histórico no Brasil. Nunca se publicaram tantos livros desse estilo no país, e em contra partida nunca se vendeu tanto!

Quer saber os motivos que embasam essa minha empolgação? Leia aí:

1. A FANTASIA SE ESTABELECEU COMO NICHO.

Há alguns anos histórias de fantasia eram considerados um nicho "underground" da literatura. Era coisa de criança ou coisa de nerds jogadores de RPG, que até um tempo atrás era considerado um hobbie demoníaco ou esquisito demais para as pessoas normais. No entanto, vivemos na era em que todo mundo conhece títulos como Harry Potter, Senhor dos Anéis ou Game of Thrones, e as histórias de fantasia deixaram as "prateleiras do canto" das livrarias para ocupar a vitrine principal como best-sellers. A moda tinha que chegar no Brasil, e de fato foi o que aconteceu.



2. CADA VEZ MAIS SURGEM PEQUENAS EDITORAS E AUTORES INDEPENDETES

Quando você forma mais leitores é natural que surjam mais escritores, e se há mais escritores você vai ter mais editoras para trabalhar com eles. É um processo natural do mercado. E, se você perceber bem, cada vez mais surgem autores independentes ou editoras (que por enquanto ainda são) de pequeno porte para explorar esse mercado.

3. A TECNOLOGIA TEM AJUDADO BASTANTE.

Tecnologias como o e-book ou a impressão digital têm barateado cada vez mais o processo de produção de livros, o que faz com que fique ainda mais fácil que esses autores independentes e editoras de pequeno porte lancem seus produtos no mercado.

4. AS PESSOAS ESTÃO LENDO MAIS.

Pare de prestar atenção no "mimimi" que diz "o brasileiro lê pouco", ou "não existem leitores para sustentar o mercado no brasil". Essas afirmações não são mentirosas se você comparar o mercado brasileiro com gigantes consolidados como a Inglaterra ou os EUA, no entanto, não sei se você já percebeu que a cada dia mais e mais livrarias abrem por aí. Sim, o brasil tem uma fração dos leitores que poderia ter, afinal de contas, esse país é continental, mas o fato é que eles estão aumentando!

5. A "NERDIFICAÇÃO" DA CULTURA POP.

Antigamente histórias de terror, fantasia, ficção científica e etc eram coisas de um nicho muito específico da sociedade. No entanto, vivemos numa época em que filmes de super-heróis rendem bilhões de dólares em lucros e que a maioria das pessoas conhece os grandes personagens das histórias de fantasia. Ou seja, a cultura nerd é a cultura pop! O que trás, obviamente, reflexos diretos para a literatura de fantasia!

Comentários

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares