Aquele momento em que te pagam pra você fazer o que gosta.


Toda criança já fez o famoso exercício do "quando eu crescer quero ser..." e especulou o que gostaria de fazer para ganhar o vil metal.

Bom, quando eu era bem pequeno, influenciado por uma linha férrea que passava perto da minha casa eu queria ser maquinista, depois eu quis ser piloto de avião... E aí eu quis ser "Game Designer".

Alguns de vocês devem ter conhecido a KBgames, uma empresa de jogos que fundei junto com uns amigos do ensino médio. A empresa chegou a render algum dinheirinho, que foi reinvestido, é claro, mas, com o tempo acabamos desistindo do sonho.

Mas... É engraçado quando te pagam pra fazer o que você gosta.

PARECE ERRADO COBRAR.

Na hora de dizer quanto custa ou até mesmo receber, parece errado ganhar uma grana pra fazer algo que você gosta. Isso porque geralmente quando se gosta de fazer algo você o faria até de graça... Se pudesse, é claro.

Conheço muita gente formada que não exerce a profissão que escolheu. Eu optei por cursar psicologia e acho muito legal pagar as contas através do exercício do oficio que escolhi. Eu me sustento com a psicologia, mas apesar de viver da sua profissão ser algo completamente normal (mesmo sabendo que nem todo mundo consegue), deve ser ainda mais bizarro receber dinheiro pra fazer arte!

DEIXANDO AS PESSOAS PAGAREM

Não sou nenhum Stephen King, mas no começo da minha carreira como escritor eu quase que implorava para que as pessoas lessem meus textos. Hoje em dia as pessoas pagam pra ler! E isso é muito "louco", porque eu já escrevia antes mesmo de alguém cogitar em me dar um centavo que fosse pra isso.

Por isso eu digo que, muitas vezes o artista tem um certo ressentimento em deixar que as pessoas paguem por sua arte, mas deveriam porque isso também é uma forma de reconhecimento!

Eu espero chegar em um patamar em que, quem sabe, a venda de livros ao menos complemente a minha renda. No entanto, tem gente que quer ficar rico e famoso com a sua arte... Essas pessoas precisam ler este artigo.

Comentários

Veja também:

Artigos populares