Quais programas eu uso pra editar meus livros?


Outro dia acabei levantando no Facebook uma discussão com os meus amigos escritores independentes sobre quais aplicativos eles usam para escrever seus livros.

Muita gente ficou curiosa pra saber quais são os que eu uso. Então lá vai:

1. PARA ESCREVER O SCRIVENER


O Scrivener é um aplicativo desenvolvido pela Literatura & Late que serve, dentre outras coisas, como editor de texto, Plot Board, Story Board e por aí vai. Ele é excelente pra quem quer escrever roteiros, ou como eu, gosta de dividir o livro em cenas.

Ele tem excelentes esquemas de marcação pra você não se perder na história, além disso você pode pegar tudo e compilar num arquivo PDF ou DOC depois de pronto. Eu costumo escrever a primeira versão dos meus ebooks nesse aplicativo.

A única desvantagem desse aplicativo é que, na versão que eu uso pelo menos, ainda não há suporte à nuvem.

2. EDITAR PAGES OU GOOGLE DOCS

Na hora de revisar ou editar, eu gosto de usar o Apple Pages ou mesmo o Google Docs. Ambos são editores de texto semelhantes ao Microsoft Word, a grande vantagem deles é o recurso de salvar na nuvem, assim eu posso começar a editar no Mac, por exemplo, e continuar do meu iPad onde estiver. fora que, em ambos os casos, você também pode entrar no site do iCloud (ou Google Drive) em qualquer computador e dar prosseguimento ao seu trabalho de edição.

Uma das vantagens do Pages é que ele exporta para o formato ePub de forma nativa!

3. PARA DIAGRAMAR O BOM E VELHO MICROSOFT WORD.


Acredito que não preciso explicar aqui o que é o bom e velho Microsoft Word, né? 

Por que eu uso ele pra criar a versão final dos meus textos? Simplesmente porque é o aplicativo ao qual estou mais familiarizado (e quem não está?). Além do mais, como eu publico mais para o formato digital (ebooks!) é preciso deixar o corpo do texto o mais simples possível, porque os softwares dos e-readers costumam bugar se você faz muita firula.

Agora, se estamos falando de livros físicos eu recomendo mesmo o Adobe InDesign que possui muito mais recursos!

E você, autor? Quais softwares você usa para criar e editar seus textos?

Comentários

Veja também:

Artigos populares