Por que há tanto ódio ultimamente?


Direita versus Esquerda, "ricos" vs. "pobres", Bolsomitos contra Gayzistas... Esse discurso tem estado muito em voga ultimamente. O discurso do ódio. Mas por quê?

GRUPOS SOCIAIS:

Pra entendermos a fonte deste ódio precisamos lembrar que nós vivemos em grupos, e precisamos fazer parte deles para nos relacionar e até mesmo para saber quem somos. Para se distinguir entre si os grupos sociais elegem características em comum que seus membros precisam ter, e criam a cultura de rejeitar quem não as possui.

INSEGURANÇA GERA ATAQUES

Bom, com esta crise política e econômica pelo qual passamos, as pessoas estão inseguras. O desemprego aumenta, a economia está ruim. Muita gente está tensa pois pode estar prestes a perder o pouco que conquistou. Isso pode acabar despertando aquele nosso instinto de luta e fuga. E pertencer a um grupo pode nos fazer ter a sensação de que estamos mais seguros.

PRECISAMOS DE EXPLICAÇÕES

Além disso, todo evento traumático é difícil de se digerir, por isso as pessoas são levadas a procurar culpados.Afinal de contas, identificar a intencionalidade de um evento é a forma mais fácil de explicá-lo!
E o pensamento de massa sempre leva as pessoas a crer que que o culpado é alguém de fora do seu grupo social, de preferência, pertencente a outro grupo social que tenha características opostas, ou muito diferentes, das do grupo dele.

MISTURE TUDO E LEVE AO FORNO DAS REDES SOCIAIS:

Com advento das redes sociais ficou muito mais fácil o cidadão médio expressar suas opiniões. Aliás, ficou ainda mais fácil criar grupos de características muito peculiares que, sem a internet, jamais se reuniriam, o que tornou os grupos sociais cada vez mais excêntricos e diversos.

Portanto, o ódio que andamos presenciando é uma mistura da nossa necessidade de identificar com um (ou vários) grupos, que perpassa por assumir características específicas e não gostar de quem é diferente. Isso é natural. Aí, pegue um pouco de insegurança social advindo da crise, que deixa todo mundo tenso e pronto pra se defender. Misture bem, leve ao forno das redes sociais e... BOOOOM!

Comentários

Veja também:

Artigos populares