O que é o inconsciente?


Uma das bases da psicanálise é o conceito de inconsciente, ou seja, traduzindo em termos contemporâneos é a aceitação de que existe um processamento mental que acontece a nossa revelia.

Neste vídeo publicado pelo canal Nerdologia se fala do livre arbítrio e se resume de uma forma bem didática o que as neurociências têm a dizer sobre estes processos que ocorrem sem a nossa consciência, ou seja, processos inconscientes.



É importante lembrar no entanto que não estamos aqui querendo "autenticar" a psicanálise como um processo científico, até porque, mesmo como dito a acima, parecer que Freud "previu" certos aspectos neurológicos do funcionamento da mente humana, é importante dizer que na época o médico não tinha instrumentos técnicos ou metodológicos para basear suas suposições. Além disso, a psicanálise contemporânea bebe muito mais da água da filosofia do que das neurociências.

Mas é importante ressaltar que existem muitas outras coincidências felizes nos postulados de Freud e a neurociência. Acredito que, principalmente os psicólogos, poderiam explorar mais isto tendo por fim enriquecer suas práticas terapêuticas.

Além da bibliografia citada no vídeo, também recomendo alguns livros de Oliver Sacks, um grande neurologista falecido no ano passado que escreveu grandes obras neste sentido.

Comentários

Veja também:

Artigos populares