O que o psicólogo faz no CRAS?


A gente fez um resumo de toda a informação no vídeo abaixo, mas não deixe de ler o texto também!


Por conta da formação acadêmica do psicólogo ainda ser, muitas vezes, focada na clínica, o profissional se vê surpreso ao ser designado para atuar no CRAS, equipamento da rede de assistência social. Mas fica chocado quando saber que não pode clinicar e então se pergunta:

"O que eu tô fazendo aqui?"

Isso aconteceu comigo, pois meu primeiro emprego como psicólogo foi num CRAS, mas se você profissional está lendo isto é porque, como eu, você procurou se informar e se capacitar.

O QUE É O CRAS?

O CRAS é o Centro de Referência da Assistência Social. No CRAS é oferecido o Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), que é idealizado pelo Sistema Único de Assistência Social o (SUAS).

SUAS?

Sim, a Constituição de 1988 que deu base para o SUS também deu base para um SUAS, uma rede de instituições que tem por objetivo garantir os direitos básicos do cidadão como acesso a moradia, renda, alimentação e por aí vai.

PRA QUE SERVE O CRAS?

Como já dito, no CRAS é onde acontece o PAIF um programa que tem por objetivo principalmente a garantia de direitos, e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O QUE O PSICÓLOGO FAZ?

Sabendo disso, o psicólogo, apesar de não poder clinicar, realiza atendimento e acompanhamento psicossocial das famílias na forma de atendimentos individuais ou em grupos de convivência (que também não são terapêuticos!).

O QUE É UM ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL?

É um atendimento onde o sujeito será empoderado de seus direitos e contextualizado dentro de seu papel social estimulando vínculos com sua família e sua comunidade.

SÓ O PSICÓLOGO PODE FAZER ESSE TIPO DE ATENDIMENTO?

Não. O assistente social, pedagogo ou quaisquer outros profissionais que componham a equipe técnica multidisciplinar do CRAS podem oferecer esse tipo de atendimento/ acompanhamento acrescentando, é claro, o olhar particularizado de sua formação. No entanto, no SUAS todos são "técnicos" e desempenham papéis equivalentes, mas enriquecidas pelo olhar diferenciado de sua formação.
Lembrando que no atendimento multidisciplinar a equipe técnica como um todo atende o caso e o psicólogo é um colaborador para o avanço do mesmo!

O QUE O PSICÓLOGO PODE OFERECER NO ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL?

Primeiramente, o psicólogo irá se destacar na escuta qualificada do usuário. Aliás, você precisa saber que quem é atendido por qualquer equipamento da área social é chamado de "usuário". Quem tem paciente é a saúde, quem tem cliente, analisando e etc é a psicologia clínica!

Outra coisa que o psicólogo precisa saber é que sua intervenção estará bem próxima do olhar da psicoeducação, mas será extremamente embebido das ferramentas teóricas da psicologia social

Também vale se apoiar em técnicas terapêuticas de abordagens que o psicólogo se sentir familiar, desde que não se esqueça do contexto social do atendimento. Você nunca pode descartar o fato de que aquele sujeito terá uma demanda social, não uma demanda clínica.

Aliás, caso seja identificada uma demanda clínica ou de saúde mental o psicólogo deverá encaminhar o usuário para a rede de saúde!

É por isso que a visão da psicologia social é a mais adequada para este atendimento, porque ela vê o sujeito em relação com o seu meio, não apenas um discurso "sintomático" isolado.

ENFIM...

O psicólogo que atua no CRAS e em qualquer outro equipamento do SUAS precisa saber dessas informações básicas que citei acima. Mas isso é apenas um norte. Procure se informar mais para se capacitar e oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do serviço! A psicologia social tem crescido muito por conta do avanço do SUAS no Brasil.

DICAS DE LEITURA:

Comece lendo:

Comentários

  1. Muito bom o post! Esclareceu algumas dúvidas que eu tinha. Se já é difícil explicar pras pessoas o que o psicólogo faz na clínica, imagina explicar que o trabalho não é clinicar (em algumas áreas). Psicologia é meio complicado haha'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é simples. Tudo é atendimento, o que difere é o objetivo. Na clínica o Psicólogo cuida da saúde mental de seu cliente/paciente/etc, em instituições de cunho social ele cuida do bem-estar social! ;)

      Excluir
  2. Olá Tiago! Muito esclarecedor seu post. Gostei bastante! Teria mais dicas de leitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conslho Federal de Psicologia tem muito material sobre a psicologia no SUAS.

      Excluir
  3. Adorei o post amigo, sou psicólogo do CRAS. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Queria saber sobre os benefícios eventuais...Tal como auxílio funeral, qual o papel do psicólogo nessas situações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriel. Obrigado por comentar.
      Infelizmente eu acho que não entendi muito bem o que você quer saber.

      Excluir
  5. Bom dia Tiago, gostei do seu texto, norteou meu trabalho no Cras. Obrigada.
    Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário maravilhoso! Obrigado! Fico feliz em poder ajudar de alguma forma.

      Excluir

Postar um comentário

Antes de comentar lembre-se que este site é público e qualquer um vai ver o que você escrever. Portanto seja educado e não revele questões pessoais que possam te comprometer!

Veja também:

Artigos populares