Precisamos mudar quem somos para sermos melhores?


Somos seres cheios de defeitos e qualidades, mas sempre sentimos que precisamos ser melhores. Será que precisamos mudar quem somos para atingir esse objetivo?

A PERSONALIDADE

A esfera cognitiva que fala sobre quem nós somos é a personalidade. Ela é o conjunto de respostas que temos diante de determinados eventos. Nosso comportamento específico diante de um ambiente, situação ou pessoa. Nossa resposta implícita ou quem sabe até inconsciente ou automática diante dos eventos.

MAS A PERSONALIDADE É PERMANENTE?

Na verdade nossa personalidade, ou seja, quem nós somos, é um conjunto que é composto por aspectos biológicos, ambientais, psicológicos que incluem nossas experiências pessoais. A cada momento estamos vivendo experiências. Isso significa que a cada segundo estamos em plena "metamorfose ambulante" como diria o Raul Seixas.

No entanto é consenso que existem alguns aspectos que de uma forma geral permanecem. Mas os detalhes de quem nós somos estão mudando a todo momento. E mesmo os aspectos mais sólidos de nossa personalidade, apesar de serem mais difíceis de se mudar, também podem ser modificados.

O QUE É SER "UMA PESSOA MELHOR"?

Muitas vezes estamos observamos o mundo e a nós mesmos de uma perspectiva "ideal", ou então pior, a partir de um ponto de vista imposto por terceiros como alguma forma de pressão social.

Podemos ser felizes e funcionais da forma como somos, muitas vezes é apenas questão de saber contextualizar nossa personalidade, aceitar quem somos ou então aprender que as pressões internas podem ser maiores que as externas.

Se estivermos falando de aspectos da nossa vida como trabalho, e sucesso acadêmico muitas vezes podemos estar precisando apenas de mais disciplina, o que envolve conhecer os pontos fracos e fortes da nossa personalidade.

Mas nada te impede de mudar também, se isso for algo que VOCÊ deseja, não que envolva uma pressão social ou de terceiros.

Comentários

Veja também:

Artigos populares